Alfabetização: Conteúdos/Atividades
Nome das crianças:
O nome constitui
uma palavra-texto, com grau de significação ímpar: nele está contida toda a
história da criança. É pouco provável que alguma criança, ao contatar com a
escrita, não expresse forte desejo de colocar a marca de seu nome em todo
espaço possível.
Ora, o não
atendimento desse desejo implica em lançar fora um recurso valioso no
envolvimento da criança com o código da língua escrita.
- Sugestões de atividades:
- Exploração
dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
- Crachás;
- Bingo do
próprio nome;
- Folha com
todos os nomes para a criança colorir, circular, recortar, colar, etc...;
- Tesouros
dos nomes;
- Dominó de
nomes;
- Roleta;
- Etiquetas
para materiais das crianças;
- Chamada no
cartaz, etc...
OBS.: Consultar outras fontes que tratam
especificamente do trabalho com nomes.
A apresentação do alfabeto tem por objetivo
visualizar inicialmente as letras para as crianças, a fim de que tenham a
possibilidade de brincar, manipular, enfim, adquirir um contato com as tarefas
anteriormente à sistematização da fala e da escrita no momento da introdução da
primeira fase. Quando se apresenta a primeira frase, os alunos têm maior facilidade
em assimilar, pois as letras não lhe serão desconhecidas.
Pode-se, paralelamente, introduzir os
algarismos, quando se desenvolver atividades que incluam noções de matemática.
- Sugestões de atividades:
Existem variadas forma de apresentação do
alfabeto. Uma delas é através do ABC da XUXA, sinalizando, com exploração do
vocabulário;
- Apresentar
as letras do alfabeto acompanhada com o sinal.
- Montagem do
alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com
palavras significativas de objetos ou animais conhecidos.
- Bingo de
alfabeto:
- Relação
sinal e letra. A professora apresenta a letra e os alunos farão o sinal
correspondente ou vice-versa;
- Identificação
da primeira letra das palavras;
- Atividades
variadas com letras iniciais;
- Trabalhar
bingos em nível de visualização de palavras, fazendo relação com outros
conteúdos.
Trabalhar com rótulos e embalagens, relacionando-os com
letras iniciais e finais.
- Aproveitar todas as datas comemorativas
(cívicas, religiosas, sociais) para trabalhar palavras, se possível, por meio
de dramatização.
Ex.: Festa Junina: - O que tem? PIPOCA -
BOLO - MÚSICA...
-
Escrever estas palavras e fazer a
contagem de letras;
- Relacionar letras iniciais e finais;
- Explorá-las em nível de outras
atividades;
- Identificar palavras dentro de um
contexto;
- Fazer cartazes (gravuras);
- Trabalhar músicas, poesias e textos
sobre o tema, identificando estas palavras;
- Organizar cruzadão e cruzadinhas;
- Criar outras atividades.
- Montagem de um quadro que contenha
palavras concretas que começam com vogais.
Ex.: O
Óculos
A
Anel E Escova
- atividades diversas com as vogais;
- cartazes com gravuras;
- recorte de palavras que iniciam com
as vogais;
- construção de palavras com fichas ou
tirando letras das revistas.
Ex.:
- Não esquecer de trabalhar recepção
das vogais em nível de leitura orofacial e dois sinais;
- Emissão das vogais e sua sinalização;
- Confecção de dicionário, iniciando
com as vogais.
. Introdução da
Primeira Frase:
A - PREPARAÇÃO
- Trabalho corporal em
psicomotricidade: corpo como um todo - onde começa e termina;
- Relação com boneco imóvel (tudo o
que a professora fizer com o boneco as crianças deverão fazer com o corpo);
- Movimentos com o corpo (exercícios,
dança. etc...);
- Confecção de cartazes com títulos:
- Pedir que cada aluno faça
(dramatização) alguma coisa com seu corpo, registrar, em frase, e ilustrar com
as crianças.
Ex.: MANOEL CORRE.
ROMERO ANDA.
ALINE DANÇA.
MARIA ESCOVA OS DENTES.
TIAGO PULA.
- Introduzir os verbos no imperativo
afirmativo e depois no imperativo negativo.
PULE X NÃO PULE;
CORRA X NÃO CORRA;
ANDE X NÃO ANDE; etc.
- Ler com as crianças todas as frases,
fazendo sempre as perguntas direcionadoras: quem? o que faz? oralmente, em
fichas e com sinais específicos de “quem” e “o que faz”.
Obs: É importante trabalhar inicialmente
as estruturas frasais:
1º - Quem? O que faz?
2º - Quem? O que faz? O quê?
- O professor deverá promover jogos e
ou/brincadeiras para que os alunos interiorizem o Sintagma Nominal que responde
à pergunta: quem?
- Atividades:
- Cobrir uma
criança como saco de papel onde por fora deverá estar escrito: Quem?
- As crianças
deverão então adivinhar QUEM está dentro do saco.
- Vendar os
olhos de uma criança. Em seguida, chamar uma outra criança para que aquela
que está com os olhos vendados, através do toque, descubra QUEM a tocou.
B - INTRODUÇÃO DA FRASE:
- Rever todos os movimentos que se
pode fazer com o corpo;
- Pedir ao aluno que “pulou” nas
atividades anteriores que faça novamente essa ação, para que se possa registrar
o que ela faz.
Exemplo:
- Propôr a ilustração da frase pelas
crianças;
- Apresentar a frase escrita em uma
ficha. Ler com os alunos:
Perguntar:
Dividir a frase:
- Destacar a palavra PULA,
explorando-a em diversas situações:
dramatizando: pular corda;
pular amarelinha;
pular
com um pé só...
mudando o sujeito da oração.
- Trabalhar com a palavra PULA:
- número de letras;
- letra inicial e final (relação com
os pré-nomes, rótulos e objetos);
- confecção no alfabeto de palavras
com “P”;
- recorte de gravuras;
- montagem de palavras, tirando letras
de revistas:
Ex.:
- Dividir a palavra PULA em sílabas:
- Trabalhar foneticamente o “P” e L”,
alternando as vogais;
- Formar outras palavras iniciadas com
“P”:
Ex.: PÉ - PAU - PAPAI - PIPA - PÃO -
PODE - PÁRA...
- Trabalhar graficamente estas
palavras:
·
número de letras;
·
comparação entre as palavras (o que
tem semelhanças e de diferenças);
·
cruzadão;
·
cartaz;
·
exposição de material concreto;
·
exercícios de fixação (diversos);
·
ditados orais e em língua de sinais.
- Produzir um texto, com os alunos,
descrevendo um colega, a fim de localizar a palavra “pula” no contexto.
Ex:
- ler, interpretar e ilustrar o texto
com os alunos, de forma coletiva e individualmente;
- Apresentar outros textos, poesias,
músicas que contenham palavras com “P”, para leituras incidentais e ampliação
de vocabulário. Ex.: Música:
- Ler com as crianças e utilizar a
Língua Brasileira de Sinais;
- Interpretar o vocabulário e a idéia
do texto;
- Pedir que circulem as palavras que
comecem com “P”;
- Relacioná-las fazendo contagens de
letras e comparações:
-
Realizar atividades diversas:
cruzadão, construção de palavras com fichas e letras de revistas, etc...
- Confeccionar o primeiro dicionário
de palavras com a letra “P”:
·
Com palavras já apresentadas: PÉ - PAU
- PIA, etc... que deverão ser cobradas em nível de leitura orofacial e de
emissão;
·
Com as palavras incidentais que irão
enriquecer o vocabulário de palavras com “P” e que deverão ser cobradas em
nível de sinalização.
Obs.: Aproveitar as datas
comemorativas e os conteúdos de outras áreas e atividades para também
trabalhar palavras com “P”.
Ex.: - Dia do trabalhador
e profissões:
P:
PADEIRO, PEDREIRO, PROFESSOR;
- Higiene:
PENTE,
PERFUME, ETC.
O professor deverá estar atento para
aproveitar todas as oportunidades a fim de explorar a letra P e criar outras
atividades.
- Repetir as orientações anteriores,
quando iniciar o estudo com a letra L. O professor retoma a palavra PULA
e desenvolve as atividades já formando outras palavras com P e L.
Ex.: LUA - PELÉ - LUPA - etc...
Introdução da Segunda Frase:
- Iniciar o estudo a partir de
conteúdo de “ciências”. ANIMAIS
- Utilizar exercícios de
psicomotricidade no momento em que o professor estiver trabalhando o conteúdo:
locomoção dos animais
·
trabalhar a representação corporal.
Ex.: “A cobra arrasta. O passarinho voa. O sapo pula. O peixe nada”.
- Confeccionar cartazes:
- Ler e explorar o texto, fazendo
sempre as perguntas:
·
Quem?
·
O que faz
Ex.: Quem arrasta? A cobra faz o
que? (ou que a cobra faz?)
- Destacar a frase e dramatizá-la.
O
QUE FAZ?
- Ilustrar a frase coletiva e
individualmente.
- Destacar a palavra SAPO, explorando,
utilizando, por exemplo, ma miniatura de sapo.
Ex.: Quem já viu um sapo? - Como ele
é? etc...
- Realizar a exploração gráfica da
palavra :
·
Número de letras;
·
Letras já conhecidas = A - P - O;
·
Letras iniciais S
·
Trabalho fonético do ponto de
articulação e junção com outras vogais: SAS - SO - SE - SU - SI;..
·
Relação com pré-nomes e rótulos da
sala;
·
Formação de outras palavras: saia -
sala - sapo - sai;
·
Exercícios com estas palavras;
·
Ditado oral e em sinais:
·
Produção de texto com identificação de
palavras com S;
·
Confecção de cartazes;
·
Vocabulário de palavras concretas com
S;
·
Cruzadão, bingo, dominós;
·
Música e poesias para destacar
palavras com S;
·
Outros conteúdos e datas comemorativas
para trabalhar palavras com S;
·
Dicionário: palavras sistematizadas e
incidentais: Ex.:
o Sistematizadas:
SAIA - SALA - SAPO
o Incidentais:
SABONETE - SAPATEIRO, etc.
Introdução da terceira frase:
- Introduzir a frase a partir do
conteúdo ;
- Apresentar filmes alusivos ao tema
(interpretação, dramatização, ilustração);
- Apresentar estórias sobre higiene
(interpretação, dramatização, ilustração);
- Trabalhar, na “vendinha”, os objetos
utilizados para higiene corporal e ambiental;
- Fazer cartazes com rótulos:
- Trabalhar músicas ou poesias;
- Fazer relação de palavras, de
objetos, que usamos para higiene do corpo e do ambiente
-
CORPO
sabonete
escova
pente
cotonete
creme
dental
toalha
etc.
|
-
AMBIENTE
sabão
detergente
desinfetante
cera
álcool
vassoura
etc.
|
-
Explorar as palavras, mostrando-as no
concreto.
-
- Conversar, novamente, sobre o que
devemos fazer com a nossa casa, roupas e brinquedos: LAVAR.
- Explorar a
palavra “lava”, utilizando a Língua Brasileira de Sinais e proporcionando
sua significação.
- O que podemos lavar?
- O que você lava em casa?
- Registrar
as respostas dos alunos:
- Moisés lava os sapatos.
- Ana Cláudia lava a saia.
- Rebeca lava as panelas.
- Jean lava o tênis.
- Fabiana lava os cabelos.
- Ler e
interpretar através das perguntas:
-
QUEM? - O QUE
FAZ? - O QUÊ?
- Formatar a estrutura: SUJEITO -
VERBO - COMPLEMENTO
- Apresentar
alguns briquedos “sujos” para as alunos.
- Perguntar
se está certo, deixar os brinquedos sujos. Explorar cada um.
- O que
temos a fazer? LAVAR;
- Solicitar
que os alunos lavem os brinquedos;
- Perguntar
o que é necessário para se lavar alguma coisa: água, sabão.
- Apresentar, no momento em que uma
aluna estiver lavando a boneca, a seguinte frase:
- Ler
a frase e propôr sua ilustração, individual e coletiva;
- Dividir a frase em partes, com a
utilização das perguntas direcionadoras:
- QUEM? O QUE
FAZ? O QUÊ?
- Trocar o sujeito ou o objeto da
frase:
- Montar a
frase novamente;
- Destacar a
palavra LAVA:
- Trabalhar a
letra inicial e a final:
- Trabalhar
número de letras e verificar quais as letras são necessárias: L A V A;
- Relembrar
palavras que iniciem com L;
- Dividir em sílabas: LA - VA;
- Destacar a
segunda sílaba: VA;
- Apresentar
a letra V (sinal, ponto de articulação), relação com nomes e rótulos;
- Realizar a
junção do V com outras vogais;
- Organizar a
formatação de palavras sistematizadas:
- VELA -
VIOLÃO - VOVÓ -OVO - UVA - LUVA - LEVA - VAI - VIOU - VÊ, ETC.
- Organizar:
- atividades
diversas para fixação: cruzadão, bingo...
- ditado,
dessas palavras, de forma oral e em sinais;
- estruturação
de frases com essas palavras;
- montagem de
texto com essas palavras;
- cartazes
com palavras iniciadas com V;
- construção
de palavras com letras tiradas de jornais ou revistas;
- músicas;
- relação com
outros conteúdos e datas comemorativas.
- Apresentar
as palavras com a acentuação correta.
- Destacar
os sinais gráficos da acentuação.
Obs.: Pelo que o professor pôde observar a
apresentação de cada frase provoca vários exercícios enriquecedores. Cabe agora
a cada professor criar, com seus alunos, a “estória” que proporcionará a
apresentação das próprias frases, e das próximas etapas e assim sucessivamente.
"O GESTO É SIGNO VISUAL INICIAL QUE
CONTÉM A FUTURA ESCRITA DA CRIANÇA. ASSIM COMO UMA SEMENTE CONTÉM UM FUTURO CARVALHO,
OS GESTOS SÃO A ESCRITA NO AR.”
(VYGOTSKY)