Circule a sílaba tônica de cada palavra:
APARECEU – CEDINHO – MANHÃ – MÁGICO – CORAGEM – TAMBÉM – COLÉGIO – CIPÓ –
SABONETE – CARACOL – PÁGINA – MENINO – NUVEM – PÁSSARO – LEITE – TOMOU
Faça a correspondência:
( 1 ) Oxítona ( 2 ) Paroxítona ( 3 ) Proparoxítona
( ) útil ( ) cascavel ( ) família ( ) máquina ( ) fábrica ( )
chapéu
Separe as silabas das palavras e risque a sílaba tônica e classifique:
a) menina _________________________________________
b) médico _________________________________________
c) boneca _________________________________________
d) chocalho _________________________________________
e) brinquedo _________________________________________
f) vovó _________________________________________
g) criançada _________________________________________
h) paletó _________________________________________
Destaque a sílaba tônica e dê sua colocação na palavra.
Siga o modelo: Flamengo – men – penúltima
a) Jacaré ___________________________________________
b) Música
___________________________________________
c) Regador ___________________________________________
d) Prateleira ___________________________________________
e) Corredor
___________________________________________
Copie as palavras nos lugares certos:
MILHO – PIÃO – ANIMAL – DEVER – MESA – VERDADE – RELÂMPAGO – ÚLTIMO – CHÁCARA
Oxítona _________________ _________________ _________________
Paroxítona _________________ _________________ _________________
Proparoxítona ________________
__________________ ________________
Classifique estas palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona:
criar ___________________________
cidade
_________________________
transparências ___________________
chaminés
_______________________
pássaros ________________________
tirar
___________________________
fome ____________________________
diferente
______________________
Classifique
as palavras quanto à tonicidade.
Coloque
(o) para oxítona, (p) para paroxítona e (pp) para proparoxítona.
( ) magnólias
( )
hífen
( ) mesa
(
) cipós
( ) diretor
( ) técnico
( ) balaústre
( )
faísca
( ) computador
(
) passarinho
( ) sozinho
( ) pássaro
( ) muito
( ) aula
( ) problemático
( )
cocaína
( ) também
( ) táxi
( ) história
( ) biologia
Analise os
vocábulos abaixo e faça grupos de com as regras de acentuação:
África
– fóssil – método – possível – pé – coração – álbum – tórax – cajá - armazém -
lâmpada
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