Introdução A
importância de se estudar a história de africanos e de
afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos
com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre
diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.
Entendemos
que história do Brasil e história da África estão intimamente
relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por
exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos,
de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia
europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e
após a independência política.
Nessa perspectiva, não podemos
tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como
se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em
1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as
visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da
resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura,
não apenas no passado, mas também no tempo presente.
Desenvolvimento Comece
o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana
e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham
estudado. Procure levantar os conhecimentos dos alunos acerca das
relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre
africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a
mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com
forte influência de elementos africanos. É possível que surjam respostas
que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança,
lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a
presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site
www.acordacultura.org.br,
que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de
jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos
sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página
inicial - "valores civilizatórios".
A exploração do site é apenas
um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em
conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos
previstos no currículo de História, como:
- História da África, incluindo elementos da cultura e
religiosidade etc. (o período variando de acordo com o ano/série dos
alunos).
- Escravidão no Período Colonial e/ou no Período do Império. As lutas e
as formas de resistência, e elementos da cultura trazida pelos
africanos.
Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença
da cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas
entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é
fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado (os
conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as
mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes
grupos étnicos e da situação dos afro-descendentes na sociedade
brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas em um blog produzido
pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os alunos da escola
e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre o
assunto.