"Pesquisa Escolar"
  • Página inicial

AS HIPÓTESES DA ESCRITA

25 Comentarios
HIPÓTESES DA ESCRITA
 
Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança tem suas próprias idéias de como ler e escrever.
Ao compreendermos que a criança chega à escola trazendo muitos "saberes" sobre leitura e escrita, construídos a partir das suas vivências, estamos possibilitando que ela faça leituras e escritas segundo suas possibilidades e de acordo com os conhecimentos que foram construídos até aquele momento.
As pesquisas realizadas por Emília Ferreiro mostram-nos que a criança aprende a ler e a escrever porque é desafiada a confrontar suas hipóteses sobre leitura e escrita com outras possibilidades (convencionais) que serão oferecidas pelo professor.
As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky apontam para as hipóteses que a criança constrói neste processo. Estas hipóteses estão descritas em seu livro ''A Psicogênese da Língua Escrita":           .

HIPÓTESE PRÉ-SIlÁBICA:
CARACTERÍSTICAS:

- Escrever e desenhar têm o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números;
- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
- Supõe que a palavra representa o objeto e não o seu nome;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas

Têm um nome pequeno (realismo nominal);
- Usa as letras do nome para escrever tudo;
- Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
- Leitura global: lê a palavra como um todo.

CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:

- Que sinais-eu uso para escrever palavras?
- Conhecer o significado dos sinais escritos.

AVANÇOS:
- Diferenciar o desenho da escrita;
- Perceber as letras e seus sons;
- Identificar e escrever o próprio nome;
- Identificar o nome dos colegas;
- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.

HIPÓTESE SILÁBICA:CARACfERÍSTICAS:
- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo,
- Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra.
- Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema.
- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- A escrita está vincula à pronúncia das partes da palavra?
- Como ajustar a escrita à fala?
- Qual a quantidade mínima de letras necessárias para se escrever?
AVANÇOS:
- Atribuir valor sonoro às letras.
- Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.
- Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- Todas as atividades do nível anterior.
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas.
- Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...).
-Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo =
c         m    l ou     a       e       o.
- Relacionar personagens a partir do nome escrito.
- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.
-Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas:
Reconhecer letras em um pequeno texto conhecido.
- Leitura de textos conhecidos.
- Relacionar textos memorizados com sua grafia.
-Cruzadinhas.
- Caça-palavras.
- Completar lacunas em textos e palavras.
       - Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo.

- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
-Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
- Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase.
SILÁBICO-ALFABETICO: CARACTERÍSTICAS

- Compreende que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
- Reconhece o som das letras;
- Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes:
bola= ao ou bl;
- Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo = kblo.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- Como fazer a escrita dela ser lida por outras pessoas?
- Como separar as palavras na escrita se isto não acontece na fala?
- Como adequar a escrita à quantidade mínima de caracteres?
AVANÇOS:
- Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário;
- Atribuir o valor sonoro das letras.
ATIVIDADES FAVORÁVEIS:
- As mesmas do nível anterior;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece:
associar o "GA' do nome da "GABRlELA' para escrever "GAROTA', "GA VETA' ... ;
- Ditado de palavras conhecidas;
- Produzir pequenos textos;
- Reescrever histórias.
ALFABÉTICO: CARACTERÍSTICAS

- Compreende a função social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as palavras quando escreve frases;
- Produz textos de forma convencional.
CONFLITOS VIVIDOS PELA CRIANÇA NESTA ETAPA:
- Por que escrevemos de uma forma e falamos de outra?
- Como distingüir letras, sílabas e frases?
- Como aprender as convenções da língua escrita?
AVANÇOS:
- Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).
-Usar a letra cursiva.
ATMDADES FAVORÁVEIS:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades
ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases;
ordenar o texto;
-jogos diversos como bingo de letras e palavras; forca ...






Tweet
AS HIPÓTESES DA ESCRITA Title : AS HIPÓTESES DA ESCRITA
Description :   Mesmo antes de saber ler e escrever convencionalmente, a criança tem suas próprias idéias de como ler e escrever. Ao compreendermos...
Rating : 5

25 Comentarios "AS HIPÓTESES DA ESCRITA"

  1. Anônimo8 de novembro de 2011 às 10:05

    Estava com muitas dúvidas sobre as hipóteses da escrita. Seu blog me ajudou bastante a esclarecê-las.Cheio de novidades. Adorei!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  2. Anônimo6 de janeiro de 2012 às 17:52

    OI LINDA! ADOREI SEU BLOG E JÁ ESTOU SEGUINDO KKKKK VISITA O MEU TBM VOU ADORAR SUA VISITINHA...BJINHOS
    abcda-tiacris.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  3. Anônimo5 de fevereiro de 2012 às 04:19

    Muito bom, adorei
    Parabéns pelo seu Blog
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  4. Anônimo19 de julho de 2012 às 05:34

    Amei seu blog, lindissimo, me ajudou bastante.
    Parabéns!
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  5. Nice Rangel27 de outubro de 2012 às 16:33

    oi amei seu blog botei em FAVORITO, esta me ajudando muito

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  6. Clemilda17 de janeiro de 2013 às 06:43

    Achei muito interessante e foi muito útil para o meu estudo e conhecimento sobre a hipótese da escrita,

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  7. Nethy21 de janeiro de 2013 às 06:30

    Nethy...
    Adorei! me ajudou muito p meu estudo e planejamneto das aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  8. Anônimo15 de fevereiro de 2013 às 05:00

    Parabéns , muito bom o conteúdo sobre a hipótese da escrita, me ajudou bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  9. Anônimo5 de março de 2013 às 15:18

    adorei muito bom vai me ajudar bastante nas minhas aulas.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  10. Anônimo7 de maio de 2013 às 02:53

    Seu blog caiu do céu. Começei a trabalhar este ano com educação infantil e estava com muitas dúvidas. Vc me ajudou muuuuuuiiiiiito. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  11. Anônimo15 de maio de 2013 às 16:06

    Seu blog é muitoooooooooo bom! mim ajudou bastante com coordenador para sugerir as minhas professoras Deus te abenções + e +

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  12. Profª Míriam Bio8 de junho de 2013 às 07:14

    'Ótima matéria. Aprendi muito com ela. Vou copiar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  13. Anônimo27 de julho de 2013 às 18:41

    Que maravilha!!! Estou fazendo um trabalho exatamente sobre a hipótese da escrita. Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  14. Anônimo1 de agosto de 2013 às 06:31

    Olá, Parabéns pelo trabalho.
    Sou professor de Educação Física, e leciono para o primeiro ano até o quinto ano e gostaria de saber onde que a Educação Física de uma forma mais direta ela possa colaborar neste processo de ensino aprendizagem com os alunos?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  15. Anônimo8 de agosto de 2013 às 17:14

    ola ,adorei suas sujestõesmme ajudou muitooooo.um abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  16. Anônimo12 de setembro de 2013 às 03:58

    Perfeito. Tô pagando uma cadeira de metodologia da alfabetização, mas a turma já é bem avançada... Preciso desenvolver atividades para alguns níveis de escrita e aqui foi minha salvação! Agora conseguirei identificar as hipóteses e encaminhar as atividades! Um abraço e muito obrigada, Jaqueline - PE

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  17. Anônimo24 de novembro de 2013 às 12:49

    Muito bom, obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  18. Professora Meire7 de dezembro de 2013 às 05:53

    seu blog é excelente ,parabéns pelas sugestões propostas são muito interessantes...

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  19. Anônimo23 de dezembro de 2013 às 06:01

    adorei todas essas informações com certeza me ajudarão bastante...



    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  20. Unknown7 de fevereiro de 2014 às 06:28

    PARABENS PELO BLOG, além de lindo ajuda muito nós professores !!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  21. Unknown7 de fevereiro de 2014 às 06:31

    Parabéns pelo blog !! Além de lindo ajuda muito nós professores !!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  22. Unknown16 de fevereiro de 2014 às 12:03

    muito bom...sempre acrescenta algo que ás vezes nós professores não sabemos, a vida é um eterno aprendizado

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  23. Somos todos vencedores21 de fevereiro de 2014 às 14:30

    Eu adorei a matéria, excelente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  24. Adrieni5 de março de 2014 às 14:58

    Parabéns e obrigada por não ser egoísta ficando com a informação só para si, uma das melhores maneiras de crescer é dividir!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  25. Anônimo27 de abril de 2014 às 14:44

    Parabens amei suas dica vão me ajudar bastante no meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Comenta vai... Assim você me incentiva!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
ALFABETIZAÇÃO FOLCLORE NATAL ATIVIDADES PÁSCOA DIA DOS PAIS MATEMÁTICA CONCEITOS MATEMÁTICOS PLANOS DE AULA ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ALFABETOS FESTA JUNINA DIA DAS MÃES MOLDES INTERESSANTES CALENDÁRIOS MEIO AMBIENTE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS VOLTA AS AULAS CARNAVAL COORDENAÇÃO MOTORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PORTUGUÊS PROJETOS CONSCIÊNCIA NEGRA DESENHOS PARA COLORIR PRIMAVERA SERES VIVOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES SOBRE A CASA DIA DO CIRCO INCLUSÃO MOLDES ORIENTAÇÕES AOS PAIS CAPAS PARA CADERNO DIA DO ÍNDIO JOGOS NORMAS DE CONVIVÊNCIA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO ATIVIDADES COM SUCATA AVALIAÇÕES DIA DA CRIANÇA DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO TRABALHO ESQUEMA CORPORAL PLANEJAMENTO Dificuldades Ortográficas Atividades ENSINO RELIGIOSO PÁSCOA ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO IDENTIDADE INGLÊS JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS MÚSICAS OS SENTIDOS feira literária escolar AUTISMO Atividades de Letramento Atividades: Letramento Atividades: Linguagem Escrita BRINQUEDOS DE PAPEL COMO ALFABETIZAR COPA DO MUNDO DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL HIPÓTESES DA ESCRITA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL MATERNAL PROVAS AGRESSIVIDADE INFANTIL ANIMAIS ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA Alfabetização 2º Ano CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A DIA DO SOLDADO DICAS PARA BLOGUEIRAS Datas Comemorativas: Páscoa EXPERIÊNCIAS INDISCIPLINA LEGISLAÇÃO NUMERAIS Organização da sala de aula PONTILHADOS E TRACEJADOS TEXTOS INTERESSANTES ARTE COM CD USADO ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA Atividades Com Alfabetos CALENDÁRIOS 2014 CRECHE DIA DA ESCOLA ESTAÇOES DO ANO JOGO DA MEMÓRIA MONTEIRO LOBATO Natureza e Sociedade Texto: Alfabetização VINÍCIUS DE MORAES atividades educação infantil para pais recicláveis ATIVIDADES PARA O 3° ANO Atividades Com Parlendas CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DIA INTERNACIONAL DA MULHER DOBRADURAS JOGOS E BRINCADEIRAS LIBRAS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM ORTOGRAFIA Palavras Cruzadas SEMANA DO TRÂNSITO SMILINGUIDO TABUADA Texto: Letramento Vogais Cursivas 5º ANO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA Adivinhações Alfabeto de Trenzinho Ambiente Alfabetizador Atividades Com Vogais Atividades Com a Letra B Atividades Com a Letra C Atividades Com a Letra D Atividades Com a Letra F Atividades de Sequência Numérica Atividades de Vogal e Consoante Atividades do Dia Do Índio Atividades: Ordem Alfabética CADERNOS DE ATIVIDADES CALIGRAFIA CORES CORPO HUMANO CURSOS ONLIINE DECOUPAGE DIA DA INDEPENDÊNCIA DIA DA ÁRVORE DIA E NOITE ATIVIDADES Dia das Crianças Ditado Recortado Ditado Silábico Educação Infantil Escola Estações do Ano FIGURAS GEOMÉTRICAS FORMAÇÃO HUMANA Grupos de Palavras: Sílaba Simples HIGIENE CORPORAL Higiene História Dona Baratinha e Atividades INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA Letras Inciais Letras Inciais dos Nomes MORADIAS Mensagens NASCIMENTO DE JESUS Outono PRODUÇÃO DE TEXTO PROJETO ABC DAS FLORES PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA REGRAS E COMBINADOS SAÚDE Sequência Temporal TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS TURMA DA MÔNICA Texto: Parlendas Trabalhando Com Nome Próprio VOGAIS circo proclamação da republica trânsito
RECEBA POSTAGENS NO EMAIL

Digite seu Email:

Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.
Desenvolvido por Patricia Fernanda. Tecnologia do Blogger.

Cursos

  • CURSO DE SAÚDE EMOCIONAL DO EDUCADOR
  • CURSO DE PSICOPEDAGOGIA
  • CURSO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO
  • CURSO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
  • CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
  • CURSO DE BULLYNG
  • CURSO DE RECREAÇÃO
  • CURSO DE ALFABETIZAÇÃO
  • CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • CURSO DE ESCRITA E REDAÇÃO
  • CURSO DE GESTÃO ESCOLAR
  • CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • CURSO DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
  • CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • GANHE DINHEIRO COM CURSOS EM SEU BLOG

Seguidores

.

CURSOS

CURSOS

Popular

  • SUGESTÃO DE 23 MÚSICAS PARA FESTA JUNINA. QUADRILHA
    01. Alegria No Arraiá 02. Antonio, Pedro e José 03. Cai, Cai Balão 04. Capelinha De Melão 05. Chegou a Hora da Fogueira 06. Chora Vio...
  • MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
    MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
        Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...  E agora? Como fazer o plano de aula? Planejar é a...
  • TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ATIVIDADES PARA O 3º ANO
    TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ATIVIDADES PARA O 3º ANO
    Conteúdo das imagens: texto divertido sobre pontuação, texto a grande corrida e ...
  • 120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    Atividades do 4º ano antiga 3º série, atividades variadas para o 4º ano, coletânea de atividades para o 4º ano, atividades pronta...
  • SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
    SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
      Fiz uma coletânea de músicas e mensagens na net para o dia das mães, coloquei tudo junto num; são músicas com o tema mãe e mais 2 me...
  • 30 DESENHOS DE PAPAI NOEL PARA COLORIR
    30 DESENHOS DE PAPAI NOEL PARA COLORIR
        Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Di...
  • PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    Cadastre-se e Receba as Postagen...
  • MODELOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. PINTURA DIRIGIDA, TRABALHANDO COM CORES
    MODELOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. PINTURA DIRIGIDA, TRABALHANDO COM CORES
    Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clica...
  • LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
    LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao rec...
  • ATIVIDADES PORTUGUES 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    ATIVIDADES PORTUGUES 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao receber o 1º email do feedburner você p...

POPULAR POSTS

  • CARTELA DE VENDA DE VOTOS - RAINHA DA PIPOCA E REI DO AMENDOIM - RIFA
      Oi Amados Ando sumida não é mesmo? Mas estou as vésperas da defesa de meu TCC  da pós graduação, não está sobrando muito tempo para...
  • COROA DE REI PARA RECORTAR E MONTAR
  • Como Fazer Uma Maquete. Trabalho Escolar
    Para fazer uma maquete você precisa pensar no tema e em quais materiais você vai utilizar, ela pode ser feita ecologicamente correta u...
  • PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    Cadastre-se e Receba as Postagen...
  • LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao rec...
  • MOLDES PARA FAZER CASAS DE PAPEL. IMPRIMIR, RECORTAR E MONTAR
     Estas casas são estampadas se você deseja molde para casa em preto e branco clique aqui .   Cadastre-se e Receba as Postagens por Em...
  • 120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    Atividades do 4º ano antiga 3º série, atividades variadas para o 4º ano, coletânea de atividades para o 4º ano, atividades pronta...
  • SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
      Fiz uma coletânea de músicas e mensagens na net para o dia das mães, coloquei tudo junto num; são músicas com o tema mãe e mais 2 me...
  • MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
        Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...  E agora? Como fazer o plano de aula? Planejar é a...
  • BRINQUEDOS E ATIVIDADES COM SUCATA
    Mês do meio ambiente é bem propício para falar sobre reciclagem e reutilização de materiais, como forma de nutrir e gerar atitudes positivas...

Política de Privacidade

  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Back to top!
Copyright 2014 "Pesquisa Escolar" - All Rights Reserved