Meus queridos leitores
Encontro-me tentado recuperar de uma lesão no pulso gerada por esforço repetitivo, andei abusando do computador, então lancei uma campanha colaborativa entre os leitores do blog para que possam compartilhar suas atividades e planos de aula para continuarmos enriquecendo este blog enquanto eu não me recupero. Já recebi algumas doações de atividades para compartilhar inclusive essa que é da Professora Luciana Adriana, obrigada minha linda que Deus a abençoe hoje e sempre!
Caso você também possa colaborar com atividades próprias suas, planos de aula ou projetos envie para trocaatividades@ensinar-aprender.com
Segue o material enviado pela Professora Luciana:
Descrição:
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Este planejamento apresenta a
história “A Joaninha que perdeu suas pintinhas”, de Ducarmo Paes e
interessantes atividades de alfabetização para as crianças exercitarem a
decodificação e o reconhecimento global das palavras.
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Conteúdos:
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§ Leitura e compreensão textual.
§ Gênero Textual.
§ Decifração e reconhecimento global da palavra.
§ Análise fonológica.
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Competências e habilidades:
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Competência: Ler e compreender
Gêneros Textuais Diversos.
Habilidade: Reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções no
texto e no discurso.
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Sequência Didática:
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1ª parte: Apresentação da história:
“A Joaninha que perdeu suas pintinhas”:
Organize a sala de aula de forma a criar um ambiente aconchegante para se
ouvir histórias. Inicie uma conversa sobre a história para que as crianças
construam expectativas com relação ao conto que irão ouvir: “Alguém da classe
já perdeu algum objeto querido ou outra coisa? O quê? Como fez para
recuperar? Vamos agora ouvir a história de uma joaninha que perdeu as
pintinhas das suas asas. O que lhe terá acontecido? Será que ela conseguiu
recuperar suas pintinhas?” Conte a história para as crianças de forma
envolvente e expressiva. Converse com as crianças sobre a história,
recontando-a coletivamente. Peça às crianças que identifiquem partes do texto
que contam o motivo que levou Joaninha a voltar ao rio e como ela conseguiu
recuperar as pintinhas das asas.
2ª parte: Descubras as palavras!
Apresente às crianças as fichas com palavras destacadas do texto. Coloque-as
no quadro ou mural: “Algumas palavrinhas fugiram do texto. Vamos descobrir
que palavrinhas são estas?” Distribua a folha com a lista de palavras
apresentadas para cada criança. Peça a elas que, em dupla, tentem identificar
as palavras. Entregue, em seguida, a folha com as figuras correspondentes às
palavras para que as crianças possam com apoio das imagens decifrar as
palavras, utilizando diferentes estratégias como a identificação de sons
iniciais e finais da palavra, de sílabas ou palavras conhecidas.
Entregue às crianças a folha com o texto lacunado da história “A Joaninha que
perdeu as pintinhas”. Convide as crianças para encontrar os lugares de cada
palavrinha “que está perdida”. Leia novamente a história para as crianças,
fazendo pausa diante dos espaços lacunados para que as crianças identifiquem,
pelo sentido do texto, qual é a palavra que falta e a escreva no espaço em
branco.
3ª parte: Silabário
Distribua para as crianças o quadro de sílabas para que elas desenvolvam a
atividade individualmente ou em dupla. Dite cada palavra do item da
atividade: JOANINHA, RIO, CASA, NATUREZA, SAPATO, GAIVOTAS, FORMIGA, SIRI.
Peça às crianças que identifiquem e pintem as sílabas das palavras e que as
escrevam nas linhas abaixo do quadro.
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Detalhe das atividades:
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Desenvolver capacidades de
decifração é fundamental no processo de alfabetização e letramento. A
decodificação é um procedimento utilizado pelo leitor para identificação das
relações entre grafemas e fonemas. É esse processo de análise que faz com
que, tanto o leitor iniciante quanto o leitor maduro, consigam ler palavras
que nunca foram vistas antes.
Outro procedimento que ajuda na compreensão e na formação de atitudes
favoráveis ao ato de ler é o reconhecimento global de palavras, sem atenção
aos componentes internos, como fonemas e sílabas. Esse procedimento favorece
uma leitura rápida com acesso imediato ao significado porque permite que o
leitor não se detenha em fragmentos como “sons” e nomes de letras.
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Proposta de Integração:
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As atividades propostas podem ser
integradas em projetos de trabalho que envolvam literatura infanto-juvenil,
teatro, produção de textos e expressão corporal.
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Avaliação:
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Avalie durante as atividades e no
final do trabalho:
• A participação e o envolvimento do grupo e de cada aluno em todas as
etapas das atividades;
• O envolvimento e o gosto pela leitura;
• A capacidade da turma e de cada criança em decodificar palavras;
• A capacidade da turma e de cada criança em ler palavras de forma
global.
Elabore, durante todo o ano, atividades que envolvam decodificação, análise
fonológica e inferência lexical. Faça as anotações sobre os resultados
avaliados e os considere na organização das próximas atividades.
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Referências:
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§ BATISTA, Antônio Augusto Gosmes et al.
Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
§ BRASIL. Pró-Letramento: Programa de Formação
Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental:
alfabetização e linguagem. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da
Educação Básica, 2008. 364 p.
§ KLEIMAN, ÂNGELA. Aprendendo palavras, fazendo
sentido: o ensino do vocabulário nas primeiras séries. In: Desenvolvendo a
língua falada e escrita (organizado por Maria Tasca). Porto Alegre, Sagra,
1990.
§ TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a
ler e a escrever. Porto Alegre: Artmed, 2003.
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Materiais:
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Xerox das atividades.
Papel ofício.
Caderno, lápis, borracha.
Quadro, giz ou pincel.
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JOGO: AS PINTAS DA
AS PINTAS DA JOANINHA
* MATERIAL NECESSÁRIO: 1 TABULEIRO E 1
DADO PARA CADA JOGADOR; 20 PINTAS PARA CADA JOGADOR.
* NÚMERO DE PARTICIPANTES: 2.
* COMO JOGAR:
1. CADA JOGADOR LANÇA SEUS DADOS AO MESMO TEMPO E AQUELE QUE OBTIVER A
MAIOR QUANTIDADE PEGA ESSA QUANTIDADE DE PINTAS E COLOCA SOBRE AS PINTAS DA
JOANINHA.
2. SE A QUANTIDADE SORTEADA FOR A MESMA PARA OS DOIS JOGADORES, OS DADOS
DEVEM SER LANÇADOS NOVAMENTE.
3. O OBJETIVO DO JOGO É SER O
PRIMEIRO A COBRIR TODAS AS PINTAS DA SUA JOANINHA. MAS, ATENÇÃO! NO FINAL, É
PRECISO TIRAR NO DADO A QUANTIDADE EXATA DE PINTAS QUE AINDA NÃO FORAM
COBERTAS. POR EXEMPLO, SE FALTAR APENAS UMA PINTA, É PRECISO TIRAR A QUANTIDADE
1 NO DADO
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