O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Interagir com diversos tipos
de textos de forma lúdica, dinâmica e reflexiva.
- Refletir acerca da leitura e
escrita avançando assim nas suas hipóteses sobre o sistema
alfabético.
- Conhecer algumas
poesias infantis de Vinícius de Moraes.
- Estimular a
sensibilidade e criatividade.
- Ampliar o repertório de
textos que se sabe de cor.
- Despertar o gosto e o prazer
pela leitura .
- Familiarizar-se com a
escrita por meio do manuseio do computador.
Duração das atividades
2 meses
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor
com o aluno
- O que os alunos sabem em
relação a leitura e escrita.
- O grau de habilidade no uso
do sistema alfabético.
- As características
individuais dos alunos (pré-silábico, silábico e alfabético).
Estratégias e recursos da aula
Iniciar o
projeto contando, nas rodas de leitura, a história de Noé ou exibir vídeo da
história em DVD, e em seguida listar ,no quadro, com a ajuda dos alunos os
possíveis animais que poderiam ter entrado na arca. Aproveitar a
lista de animais e trabalhar com os seus respectivos pares
(masculinos e femininos). Realizar essa atividade formando
agrupamentos produtivos(duplas) de acordo com o nível de cada aluno.
Atenção professor: Utilize o alfabeto móvel para montar as palavras
com os alunos pré-silábicos e silábicos , permitindo que façam reflexões sobre
a escrita sob sua intervenção.
Apresentar
aos alunos o livro A ARCA DE NOÉ e aproveitar para identificar
algumas informações na capa: ilustração, conteúdo, editora e autor,
etc.Aproveite e fale um pouco sobre o poeta Vinícius de Moraes.
ATIVIDADE
1 - Poema: O PATO
O
professor deverá escrever (previamente) em papel pardo (em forma de cartaz) o
poema O PATO PATETA e em seguida afixá-la na parede da
sala, em local visível e acessível, para realizar a leitura junto com os
alunos. Na sequência o professor poderá colocar o CD (disponível no youtube)
com a música do poema e em seguida cantar com os alunos. Após
cantarem o poema do Pato, os alunos deverão realizar as seguintes tarefas:
- Alfabéticos: escreverem a
música de cor.
- Pré-silábicos e silábicos :
fazerem lista de animais com a letra P utilizando o alfabeto
móvel.
- Trabalhar versos, estrofes e
rimas.
- Todos deverão ilustrar o
poema.
- O professor poderá assumir o
papel de escriba e escrever no quadro, com a ajuda dos alunos, um
texto narrativo sobre o pato .
- Utilizar o poema como quebra-cabeça
para que os alunos possam colocar os versos e palavras
na seqüência correta.
- Disponibilizar o poema
xerocado em forma de texto lacunado para ser preenchido com
palavras que faltam. Mas atenção: Alunos pré-silábicos e silábicos
disponibilizar um banco de palavras para realizar esta atividade.
Exemplo
de texto lacunado:
O Pato
(Vinícius de Moraes)
Lá vem o
..................
Pata ..................,
pata
........................
La vem o
......................
Para ver o que é que há.
O Pato
.............................
Pintou o ........................
Surrou a ........................
Bateu no .........................
Pulou do .........................
No pé do ..........................
Levou um .........................
Criou um .........................
Comeu um .......................
De ..............................
Ficou ..............................
Com dor no ..................
Caiu no ...........................
Quebrou a .................
Tantas fez o .................
Que foi pra ....................
ATIVIDADE
2 - Poema : A PULGA
A Pulga
Vinícius de Moraes
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais pulinho
Estou na perna do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
Auf Wedersehen
Para
trabalhar o poema A PULGA, o professor deverá utilizar a mesma
sequência de trabalho desenvolvida no poema O PATO :
- Escrever o poema em papel
pardo, fixar o cartaz na parede, fazer leitura coletiva e individual.
- Cantar o poema com os
alunos.
- Trabalhar com lista de
palavras (animais nocivos ao homem).
- Trabalhar a escrita dos
números de 1 a 10.
- Os alunos alfabéticos devem
escrever o texto de cor e os pré-silábicos e silábicos utilizar
alfabeto móvel para montar palavras do poema.
- Ilustrar o poema.
- Trabalhar com lista de
palavras no diminutivo (nh) .
- Aproveitar o tema e
trabalhar com anúncios ( texto informativo )sobre orientações para a
prevenção de doenças transmitidas por animais (raiva, calazar, etc).
- Fazer, coletivamente, uma
lista de cuidados que devemos ter com nossos bichinhos de estimação.
ATIVIDADE
3 - Poema: A CASA
A Casa
Vinícius de Moraes
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero.
Confeccionar
cartaz com o poema A CASA e fixar na sala de aula. Levar CD com a música do
poema e cantar com os alunos.
- Ilustrar o poema.
- Trabalhar versos, rima e
estrofes.
- Fazer leitura coletiva do
poema com os alunos e pedir que identifiquem, no cartaz, algumas
palavras . Exemplo: Ana, onde está a palavra CASA no poema do
Vinícius? Venha até aqui a frente identificar no cartaz. Muito bem! Com
que letra começa a palavra CASA turma? Quantas letras tem a palavra CASA?
Vamos contar juntos? Quantos pedacinhos(sílabas) tem essa palavra? Vamos
contar nas palminhas? CA-SA ...muito bem, dois pedacinhos (duas sílabas).
Que outras palavras vocês conhecem iniciam com essa mesma letra? Vamos
escrever uma lista de palavras que iniciem com a letraC?
Professor,
faça outras perguntas desse tipo escolhendo outras palavras do poema. Observe
que esse tipo de atividade fará com que o aluno pré-silábico e
silábico reflita acerca da leitura e escrita avançando assim nas suas
hipóteses sobre o sistema alfabético.
O poema
A CASA poderá ser aproveitado também para
trabalhar conceito de família .Os alunos poderão pesquisar sua árvore
genealógica, fazer dobraduras em origami de casa, e pesquisar seus
endereços com os pais.Identificar tipos de moradias diferentes e listar os
materiais usados para se construir uma casa. Na sequência pedir que os
alunos elaborem um texto sobre o lugar onde moram. Utilizar o texto de um aluno
silábico-alfabético e realizar correção coletiva, sem identificar o nome do
autor.
ATIVIDADE
4 - Poema: O RELÓGIO
O Relógio
Vinícius de Moraes
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, vai-te embora
Passa,
tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não
demora
Que já estou
Muito cansado
E já perdi toda alegria
De fazer meu tic-tac
Dia e
noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
- Fazer leitura coletiva do
poema fixado na parede da sala.
- Cantar o poema (utilizar CD)
.
- Escrever lista de palavras
com R.
- Fazer lista dos dias da
semana e dos meses do ano ( professor, leia depois cada palavra com os
alunos, identifique meses que começam com a mesma letra , que tem o mesmo
número de sílabas, identifique o mês em que os alunos fazem aniversário,
etc. Faça o mesmo com os dias da semana).
- Montar
calendário,identificando os feriados , dias úteis da semana e finais de
semana.
ATIVIDADE
5 - Poema: A FOCA
A Foca
Vinícius de Moraes
Quer ver a foca
Ficar feliz?
É por uma bola
No seu nariz.
Quer ver a foca
Bater palminha?
É dar a ela
Uma sardinha.
Quer ver a foca
Comprar uma briga?
É espetar ela
Na barriga!
- Assim como os outros poemas
este também deverá ser escrito no cartaz e afixado em sala de aula.
- Fazer leitura coletiva do
poema.
- Cantar o poema com os
alunos.
- Ilustrar o poema.
- Escrever lista de palavras
que iniciam com a letra F.
- Escrever texto coletivo (
professor assume o papel de escriba) sobre a foca ou outros animais que
vivem no circo.
OBSERVAÇÕES:
- Como forma de estimular mais
ainda a leitura , convide algumas mães para participar do projeto lendo
poemas de outros autores para as crianças ,tornando-se, assim, um
momento especial para os filhos.
- Em todas as etapas do
projeto devem ser realizadas atividades diversificadas de
aprendizagem problematizadoras e desafiadoras que levem os alunos a
refletirem acerca da leitura e escrita.
- Use o barbante e
massinha para modelar a grafia correta das letras sempre
relacionando-as com a escrita de palavras (alunos pré-silábicos ) .
- Realize atividades em dupla
considerando os níveis de aprendizagem próximos dos alunos em relação a
leitura e escrita.
- Aproveite para colocar em
ordem alfabética as palavras escritas nas listas.
- Realize atividades de
cruzadinhas envolvendo adivinhações sobre os animais.
- Peça que recortem e colem
letras e jornais ou revistas para montarem palavras no
caderno.
- Brinque de Bingo com nomes
de animais e objetos.
- Utilize o alfabeto móvel
para construir frases relacionadas aos poemas.
- Promova Jogos de sílabas e
letras .
- Faça auto ditado
utilizando gravuras com as palavras dos poemas .
- Estimule a escrita dos
poemas que os alunos já conhecem de cor.
Professor,
quando as atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula
possibilitam a criança participar e interagir de forma concreta, ela vai ,aos
poucos, construindo idéias sobre como se lê e escreve, por isso não se preocupe
em encher o quadro com atividades longas e cansativas para o aluno responder ,
o mais importante, porém, é trabalhar com atividades que permitam aos
alunos refletirem acerca da leitura e escrita e para isso a
qualidade das atividades torna-se mais importante que a quantidade.
No
laboratório de informática:
- Peça que os alunos ilustrem
as poesias de Vinícius no Tux;
- Oriente os alunos a
escreverem as letras dos poemas no Writer.
- Imprima os textos e as
imagens produzidas pelos alunos.
- Produzam um livro de
poemas com os materiais do lied (imagens e texto) e apresentem
uma cantata com as músicas aprendidas, para a comunidade escolar.
- Grave as poesias cantadas em
CD e distribua entre os alunos(eles vão adorar!).
Recursos Complementares
Origami :
Vídeo
Arca de Noé (vídeo)
O Pato
Pateta (vídeo)
A Casa
(vídeo)
A Pulga
(vídeo)
A FOCA
(vídeo)
Avaliação
- A avaliação , processual e
contínua , deverá ser realizada em todas as etapas do projeto
envolvendo a observação, participação, realização de atividades, interesse
dos alunos e análise reflexiva constante das tarefas desenvolvidas
em sala de aula para que assim o professor possa perceber os avanços ,
necessidades e dificuldades dos alunos e fazer as intervenções
necessárias.
- Elaborar um portfólio
individual, em relação a evolução da escrita, que mostre o que cada
aluno aprendeu durante o projeto.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/