Queridos, estou partilhando com vocês meu modelo de planejamneto para turma de maternal 1, idade de 2 a 3 anos, lembrando que este é o planejamento de minha escola, de acordo com a proposta curricular do município onde trabalho, esta postagem é só para dar uma ajuda e um norte para que dai vocês possam montar seu próprio planejamento.
PLANEJAMENTO 2012
MATERNAL I
1ª
ETAPA:ABRIL , MAIO, JUNHO E JULHO
ABRIL
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
·
REGRAS DE
CONVIVÊNCIA
|
MOVIMENTO
|
·
EXPRESSÃO DE
SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
|
MÚSICA
|
·
EXPLORAÇÃO,
EXPRESSÃO E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS.
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO E
MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
USO DA LINGUAGEM
ORAL NA COMUNICAÇÃO.
·
EXPRESSÃO DE
SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
NATUREZA
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
·
NOÇÕES DE
QUANTIDADE.
·
CONTAGEM ORAL
|
MAIO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
SOCIALIZAÇÃO/COMBINADOS
·
REGRAS DE
CONVIVÊNCIA
|
MOVIMENTO
|
·
EXPRESSÃO DE
SENSAÇÕES E RITMOS CORPORAIS, POR MEIO DE GESTOS E POSTURA.
|
MÚSICA
|
·
EXPLORAÇÃO, EXPRESSÃO
E PRODUÇÃO DO SILENCIO E DE SONS.
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO E
MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
USO DA LINGUAGEM
ORAL NA COMUNICAÇÃO.
·
EXPRESSÃO DE
SENSAÇÕES ATRAVÉS DA LINGUAGEM.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
NATUREZA
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
·
NOÇÕES DE
QUANTIDADE.
·
CONTAGEM ORAL
|
JUNHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO DE DESEJOS.
·
USO DO SEU
CORPO/PARTES DO CORPO.
|
MOVIMENTO
|
·
RECONHECIMENTO DE
ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS.
|
MÚSICA
|
·
BRINCADEIRAS
CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO E
MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
OBSERVAÇÃO E
MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
·
CONTAGEM ORAL
|
JULHO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
COMUNICAÇÃO E
EXPRESSÃO DE DESEJOS.
·
USO DO SEU
CORPO/PARTES DO CORPO.
|
MOVIMENTO
|
·
RECONHECIMENTO DE
ELEMENTOS DO SEU CORPO, CRIAÇÃO DE MOVIMENTOS CORPORAIS.
|
MÚSICA
|
·
BRINCADEIRAS CANTADAS/JOGOS
RÍTMICOS
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO E
MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS DIFERENCIADOS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
OBSERVAÇÃO E
MANUSEIO DE MATERIAIS IMPRESSOS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
·
CONTAGEM ORAL
|
2ª ETAPA:AGOSTO E
SETEMBRO
AGOSTO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
AUTONOMIA NAS
AÇÕES DE HIGIENE
·
ESCOLHA DE
BRINCADEIRAS, OBJETOS E ESPAÇOS.
|
MOVIMENTO
|
·
AMPLIAÇÃO
PROGRESSIVA DA DESTREZA
|
MÚSICA
|
·
BRINCADEIRAS
CANTADAS/JOGOS RÍTMICOS
|
ARTES VISUAIS
|
·
OBSERVAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO
DE IMAGENS DIVERSAS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
CONTAÇÃO DE
HISTÓRIAS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
ANIMAIS
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
·
NOÇÕES DE TAMANHO
|
SETEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
HIGIENE
COMUNITÁRIA
·
BRINCADEIRAS DIVERSAS
|
MOVIMENTO
|
·
AMPLIAÇÃO
PROGRESSIVA DA DESTREZA
|
MÚSICA
|
·
APRECIAÇÃO
MÚSICAL
|
ARTES VISUAIS
|
·
OBSERVAÇÃO E
IDENTIFICAÇÃO DE IMAGENS DIVERSAS.
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
CONTAÇÃO DE
HISTÓRIAS.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
ANIMAIS
·
TRADIÇÕES CULTURAIS
|
MATEMÁTICA
|
·
NOÇÕES DE TAMANHO
|
3ª ETAPA:OUTUBRO,
NOVEMBRO E DEZEMBRO
OUTUBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
PARTES DO CORPO,
FUNÇÕES.
|
MOVIMENTO
|
·
HABILIDADES
MANUAIS
|
MÚSICA
|
·
INTERPRETAÇÃO DE
MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS.
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO DE MOVIMENTOS
GESTUAIS
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
USO DE DIFERENTES
GÊNEROS TEXTUAIS
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
PLANTAS
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS.
|
MATEMÁTICA
|
·
LATERALIDADE: EM
CIMA, EM BAIXO.
|
NOVEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
SENTIDOS (OUVIR,
FALAR, CHEIRAR, TOCAR, SENTIR GOSTO)
|
MOVIMENTO
|
·
HABILIDADES
MANUAIS
|
MÚSICA
|
·
INTERPRETAÇÃO DE
MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS.
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO DE
MOVIMENTOS GESTUAIS
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
USO DE DIFERENTES
GÊNEROS TEXTUAIS
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
PLANTAS
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS.
|
MATEMÁTICA
|
·
LATERALIDADE: EM
CIMA, EM BAIXO.
|
DEZEMBRO
IDENTIDADE E AUTONOMIA
|
·
CONSTRUÇÃO DA
IDENTIDADE.
|
MOVIMENTO
|
·
HABILIDADES
MANUAIS
|
MÚSICA
|
·
INTERPRETAÇÃO DE
MÚSICAS E CANÇÕES DIVERSAS.
|
ARTES VISUAIS
|
·
EXPLORAÇÃO DE
MOVIMENTOS GESTUAIS
|
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
·
USO DE DIFERENTES
GÊNEROS TEXTUAIS
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
·
MEIO AMBIENTE:
PLANTAS
·
TRADIÇÕES
CULTURAIS.
|
MATEMÁTICA
|
·
LATERALIDADE: EM
CIMA, EM BAIXO.
|
Cadastre-se e Receba as Postagens por Email
Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.