"Pesquisa Escolar"
  • Página inicial

SERÁ QUE DEVEMOS DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM DE GUERRA

1 Comentario
AGRESSIVIDADE INFANTIL

Com a invasão do Iraque, em março de 2003, uma nova guerra ocupa as manchetes. A televisão mostra imagens terríveis, e os adultos demonstram grande preocupação e interesse pelo assunto. Atentado de 11 de stembro, morte de bin laden... Como querer que as crianças não se impressionem? Como querer que elas não brinquem de guerra? Será que devemos tentar impedi-las de brincar disso? Eu acho que não...


A discussão desse tema é motivada pela constatação de que, atualmente, muitas escolas de Educação Infantil estão tentando coibir todas as brincadeiras em que as crianças dramatizem cenas violentas e proibindo que elas tenham brinquedos como revólveres ou espadas de plástico.

Por mais que eu perceba as boas intenções que estão por trás dessa proibição, gostaria, neste artigo, de discordar totalmente dessa posição. Crianças pequenas, meninos e meninas, precisam de brincadeiras agressivas.

Vejamos um exemplo radical disso: nos dias seguintes ao terrível atentado de 11 de setembro de 2001, crianças do mundo inteiro fizeram brincadeiras muito mais violentas do que de costume, envolvendo explosões, pessoas mortas, etc. Isso é um fato e não significa que essas crianças estivessem tornando-se mais violentas porque brincavam de reproduzir as imagens traumatizantes que a TV mostrava incessantemente. Na verdade, o fato de brincar é que permitia que as imagens perdessem um pouco de seu impacto. Proibir as crianças de dramatizarem esses eventos terríveis seria uma maneira de dificultar muito mais a assimilação deles. O melhor a fazer naqueles dias, segundo os(as) psicólogos(as), era deixar que as crianças brincassem, conversar com elas e mostrar compreensão. Nas situações em que isso foi feito, em pouco tempo os jogos violentos deixaram de ser importantes e as crianças voltaram a brincadeiras mais diversificadas.

Houve um tempo em que ninguém se preocupava se as crianças brincavam de guerra ou de bangue-bangue. Eu mesmo, lá pelos 7 anos de idade, ganhei uma incrível metralhadora de plástico de presente de minha avó, e essa foi apenas uma de um sem-fim de armas de brinquedo de todos os tipos que povoaram a minha infância e a de crianças de minha geração. Nossas mães jamais tentaram proibir essas brincadeiras e, no recreio da escola, as professoras também não.

Mas o mundo mudou, e o medo da violência fez surgir um movimento contra as armas de brinquedo e até contra as brincadeiras em que crianças dramatizam cenas violentas. A vida da classe média brasileira era mais tranqüila em outras épocas, e quase ninguém imaginava que brincar de bandido e mocinho pudesse estimular a formação de pessoas agressivas. E não pode mesmo.

Aliás, muito pelo contrário: o que se tem constatado nas pesquisas com pessoas muito violentas — dessas que agridem a esmo ou pegam uma arma e atiram nos colegas — é que a infância delas foi solitária e/ou traumática e que elas não brincavam muito de mocinho e bandido... Segundo Gerard Jones, um autor norte-americano que há anos vem pesquisando sobre a violência nas brincadeiras, pesquisas mostraram que, quando eram crianças, “adolescentes violentos muitas vezes tinham dificuldades para formar parcerias com outras crianças em jogos infantis.”

Para quem estuda Psicologia não há nada de surpreendente nessa descoberta, e o jogo é visto há décadas como um excelente remédio para a criança que está com raiva, frustrada ou traumatizada. Não há nada de errado com o fato de, muitas vezes, os modelos oferecidos por desenhos animados e seriados da televisão acabarem tornando-se veículos para brincadeiras em que a criança joga com sua própria agressividade.

Brincar com a própria agressividade. Isso é fundamental para a criança. É brincando que ela aprende que sua agressividade não afeta a realidade, que desejar a morte de alguém, por exemplo, não significa que esse alguém vai morrer. Nos jogos, pode-se morrer e, mais importante, ressuscitar à vontade.

Quando as crianças podem brincar com suas fantasias agressivas, em pouco tempo desenvolvem plena consciência da diferença entre a violência de brincadeira, dramatizada em seus jogos, e a violência de verdade.

Quando o adulto que não quer essas brincadeiras coíbe a dramatização agressiva, na verdade, está passando uma mensagem terrível para as crianças: “Eu, que deveria estar no controle, não sei como controlar sua agressividade. Tenho medo de que essa violência de brincadeira acabe virando violência de verdade”. Em vez de brincar com a agressividade e aprender a ineficácia dela, as crianças aprendem que os adultos parecem temê-la. O pior que pode acontecer é que elas próprias passem a ter medo de sua agressividade. Isso é grave e é algo que uma escola de Educação Infantil pode acabar ensinando sem querer, mesmo com a melhor das intenções...

É preciso preocupar-se não com a criança que participa de brincadeiras em que são encenados tiroteios e brigas, mas sim com aquela que nunca participa delas. Por quê?

A resposta é simples: porque a agressividade, em vez de ser dramatizada e expressa no jogo, pode estar sendo reprimida. Por trás de uma criança tímida demais, que não brinca, pode estar acontecendo um acúmulo de agressividade que vai explodir muitos anos depois, sob a forma de agressão aos outros ou a si mesma.

Quando uma escola de Educação Infantil tenta proibir jogos de violência ou com armas, certamente ela encontra muitas dificuldades. Por exemplo: quando vão brincar de Lego, a primeira coisa que muitos meninos fazem com as pecinhas são “revólveres”. A agressividade proibida nos jogos vai aparecer nos desenhos ou, o que é muito pior, de forma não simbólica, resultando em problemas de verdade.

É difícil reprimir todos os jogos de faz-de-conta violentos e, como estamos vendo, não é aconselhável tentar fazer isso. Gerard Jones, que foi citado há pouco, resume os trabalhos de uma colega inglesa: “As pesquisas recentes de Penny Holland em pré-escolas britânicas descobriram que, quando se permitia que as crianças brincassem com armas de brinquedo, os jogos se tornavam mais ‘agressivos’ no curto prazo, mas a atmosfera na sala estava notavelmente mais relaxada mais tarde no mesmo dia”.

As pesquisas parecem confirmar uma idéia antiga: crianças que podem vivenciar a violência de faz-de-conta fazem uma verdadeira catarse de algumas de suas experiências emocionais mais fortes.

Pode parecer paradoxal, mas, se queremos crianças menos violentas e mais relaxadas, devemos deixar que elas descarreguem as frustrações e a agressividade em jogos de faz-de-conta. Tentando proibir os jogos violentos, estamos dificultando as coisas para nós mesmos e, o que é mais grave, para as crianças.

É lógico que tudo tem limites, e o bom senso das educadoras deve dizer em que momento as brincadeiras agressivas podem estar tornando-se presentes demais e tomando muito tempo na rotina das crianças. Mas, na maioria dos casos, as coisas não acontecem assim, e as crianças não mostram o menor desejo de brincar somente com situações de violência.

As recomendações dos psicólogos a respeito de um bom desenvolvimento infantil têm implicações pedagógicas muito claras: ao mesmo tempo em que devemos definir limites e coibir a violência física real entre as crianças, podemos permitir e até criar meios para facilitar a expressão simbólica da violência. Ou seja, não precisamos incentivar as dramatizações de violência, mas também não é preciso reprimi-las.

Podemos dizer que existe um método simples para saber se é necessário coibir a atividade violenta das crianças. Basta, quando elas estiverem brigando, perguntarmos a nós mesmos se estão brigando de verdade ou se é de brincadeira. Se for real, devemos interromper; do contrário, isso não é necessário. Por incrível que possa parecer, talvez a melhor coisa que um adulto pode fazer quando uma criança atira nele com um revólver de brinquedo é entrar na brincadeira, colocar as mãos no peito e morrer de mentirinha...


Luca Rischbieter é Pedagogo e Geógrafo
Texto so Site: Aprende Brasil
Tweet
SERÁ QUE DEVEMOS DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM DE GUERRA Title : SERÁ QUE DEVEMOS DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM DE GUERRA
Description : Com a invasão do Iraque, em março de 2003, uma nova guerra ocupa as manchetes. A televisão mostra imagens terríveis, e os adultos demonst...
Rating : 5

1 Comentario "SERÁ QUE DEVEMOS DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM DE GUERRA"

  1. Anônimo18 de junho de 2012 às 16:21

    Excelente sua argumentação quanto ao faz-de-conta da agressividade!
    Adorei!
    Concordo plenamente!
    Vou permitir mais vezes e com menos receio de não estar acertando!
    Hellen Christine P C Mattos - Pedagoga, psicopedagoga, professora do 2ºperíodo da Ed. Infantil/ Escola Municipal Cebolinha- Guarará- MG

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Comenta vai... Assim você me incentiva!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
ALFABETIZAÇÃO FOLCLORE NATAL ATIVIDADES PÁSCOA DIA DOS PAIS MATEMÁTICA CONCEITOS MATEMÁTICOS PLANOS DE AULA ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ALFABETOS FESTA JUNINA DIA DAS MÃES MOLDES INTERESSANTES CALENDÁRIOS MEIO AMBIENTE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS VOLTA AS AULAS CARNAVAL COORDENAÇÃO MOTORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PORTUGUÊS PROJETOS CONSCIÊNCIA NEGRA DESENHOS PARA COLORIR PRIMAVERA SERES VIVOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES SOBRE A CASA DIA DO CIRCO INCLUSÃO MOLDES ORIENTAÇÕES AOS PAIS CAPAS PARA CADERNO DIA DO ÍNDIO JOGOS NORMAS DE CONVIVÊNCIA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO ATIVIDADES COM SUCATA AVALIAÇÕES DIA DA CRIANÇA DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO TRABALHO ESQUEMA CORPORAL PLANEJAMENTO Dificuldades Ortográficas Atividades ENSINO RELIGIOSO PÁSCOA ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO IDENTIDADE INGLÊS JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS MÚSICAS OS SENTIDOS feira literária escolar AUTISMO Atividades de Letramento Atividades: Letramento Atividades: Linguagem Escrita BRINQUEDOS DE PAPEL COMO ALFABETIZAR COPA DO MUNDO DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL HIPÓTESES DA ESCRITA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL MATERNAL PROVAS AGRESSIVIDADE INFANTIL ANIMAIS ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA Alfabetização 2º Ano CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A DIA DO SOLDADO DICAS PARA BLOGUEIRAS Datas Comemorativas: Páscoa EXPERIÊNCIAS INDISCIPLINA LEGISLAÇÃO NUMERAIS Organização da sala de aula PONTILHADOS E TRACEJADOS TEXTOS INTERESSANTES ARTE COM CD USADO ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA Atividades Com Alfabetos CALENDÁRIOS 2014 CRECHE DIA DA ESCOLA ESTAÇOES DO ANO JOGO DA MEMÓRIA MONTEIRO LOBATO Natureza e Sociedade Texto: Alfabetização VINÍCIUS DE MORAES atividades educação infantil para pais recicláveis ATIVIDADES PARA O 3° ANO Atividades Com Parlendas CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DIA INTERNACIONAL DA MULHER DOBRADURAS JOGOS E BRINCADEIRAS LIBRAS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM ORTOGRAFIA Palavras Cruzadas SEMANA DO TRÂNSITO SMILINGUIDO TABUADA Texto: Letramento Vogais Cursivas 5º ANO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA Adivinhações Alfabeto de Trenzinho Ambiente Alfabetizador Atividades Com Vogais Atividades Com a Letra B Atividades Com a Letra C Atividades Com a Letra D Atividades Com a Letra F Atividades de Sequência Numérica Atividades de Vogal e Consoante Atividades do Dia Do Índio Atividades: Ordem Alfabética CADERNOS DE ATIVIDADES CALIGRAFIA CORES CORPO HUMANO CURSOS ONLIINE DECOUPAGE DIA DA INDEPENDÊNCIA DIA DA ÁRVORE DIA E NOITE ATIVIDADES Dia das Crianças Ditado Recortado Ditado Silábico Educação Infantil Escola Estações do Ano FIGURAS GEOMÉTRICAS FORMAÇÃO HUMANA Grupos de Palavras: Sílaba Simples HIGIENE CORPORAL Higiene História Dona Baratinha e Atividades INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA Letras Inciais Letras Inciais dos Nomes MORADIAS Mensagens NASCIMENTO DE JESUS Outono PRODUÇÃO DE TEXTO PROJETO ABC DAS FLORES PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA REGRAS E COMBINADOS SAÚDE Sequência Temporal TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS TURMA DA MÔNICA Texto: Parlendas Trabalhando Com Nome Próprio VOGAIS circo proclamação da republica trânsito
RECEBA POSTAGENS NO EMAIL

Digite seu Email:

Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.
Desenvolvido por Patricia Fernanda. Tecnologia do Blogger.

Cursos

  • CURSO DE SAÚDE EMOCIONAL DO EDUCADOR
  • CURSO DE PSICOPEDAGOGIA
  • CURSO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO
  • CURSO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
  • CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
  • CURSO DE BULLYNG
  • CURSO DE RECREAÇÃO
  • CURSO DE ALFABETIZAÇÃO
  • CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • CURSO DE ESCRITA E REDAÇÃO
  • CURSO DE GESTÃO ESCOLAR
  • CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • CURSO DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
  • CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • GANHE DINHEIRO COM CURSOS EM SEU BLOG

Seguidores

.

CURSOS

CURSOS

Popular

  • SUGESTÃO DE 23 MÚSICAS PARA FESTA JUNINA. QUADRILHA
    01. Alegria No Arraiá 02. Antonio, Pedro e José 03. Cai, Cai Balão 04. Capelinha De Melão 05. Chegou a Hora da Fogueira 06. Chora Vio...
  • MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
    MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
        Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...  E agora? Como fazer o plano de aula? Planejar é a...
  • TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ATIVIDADES PARA O 3º ANO
    TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ATIVIDADES PARA O 3º ANO
    Conteúdo das imagens: texto divertido sobre pontuação, texto a grande corrida e ...
  • 120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    Atividades do 4º ano antiga 3º série, atividades variadas para o 4º ano, coletânea de atividades para o 4º ano, atividades pronta...
  • SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
    SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
      Fiz uma coletânea de músicas e mensagens na net para o dia das mães, coloquei tudo junto num; são músicas com o tema mãe e mais 2 me...
  • 30 DESENHOS DE PAPAI NOEL PARA COLORIR
    30 DESENHOS DE PAPAI NOEL PARA COLORIR
        Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Di...
  • PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    Cadastre-se e Receba as Postagen...
  • MODELOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. PINTURA DIRIGIDA, TRABALHANDO COM CORES
    MODELOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. PINTURA DIRIGIDA, TRABALHANDO COM CORES
    Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clica...
  • LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
    LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao rec...
  • ATIVIDADES PORTUGUES 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    ATIVIDADES PORTUGUES 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao receber o 1º email do feedburner você p...

POPULAR POSTS

  • CARTELA DE VENDA DE VOTOS - RAINHA DA PIPOCA E REI DO AMENDOIM - RIFA
      Oi Amados Ando sumida não é mesmo? Mas estou as vésperas da defesa de meu TCC  da pós graduação, não está sobrando muito tempo para...
  • COROA DE REI PARA RECORTAR E MONTAR
  • Como Fazer Uma Maquete. Trabalho Escolar
    Para fazer uma maquete você precisa pensar no tema e em quais materiais você vai utilizar, ela pode ser feita ecologicamente correta u...
  • MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
        Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...  E agora? Como fazer o plano de aula? Planejar é a...
  • PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    Cadastre-se e Receba as Postagen...
  • LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao rec...
  • MOLDES PARA FAZER CASAS DE PAPEL. IMPRIMIR, RECORTAR E MONTAR
     Estas casas são estampadas se você deseja molde para casa em preto e branco clique aqui .   Cadastre-se e Receba as Postagens por Em...
  • 120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    Atividades do 4º ano antiga 3º série, atividades variadas para o 4º ano, coletânea de atividades para o 4º ano, atividades pronta...
  • SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
      Fiz uma coletânea de músicas e mensagens na net para o dia das mães, coloquei tudo junto num; são músicas com o tema mãe e mais 2 me...
  • BRINQUEDOS E ATIVIDADES COM SUCATA
    Mês do meio ambiente é bem propício para falar sobre reciclagem e reutilização de materiais, como forma de nutrir e gerar atitudes positivas...

Política de Privacidade

  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Back to top!
Copyright 2014 "Pesquisa Escolar" - All Rights Reserved