"Pesquisa Escolar"
  • Página inicial

O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA

15 Comentarios
AUTISMO
INTRODUÇÃO

Ao abordar o aspecto educativo de indivíduos portadores da Síndrome de Autismo, faz-se necessário, uma retrospectiva histórica, passando pela seleção natural, eliminação de crianças mal formadas ou deficientes em várias civilizações, marginalização e segregação promovidas na Idade Média, até um período marcado por uma visão mais humanista na Europa após a Revolução Francesa; para se chegar ao século XIX, aos primeiros estudos sobre deficiências.

O diagnóstico sobre autismo apresenta algumas controvérsias, assim como sua própria definição. No entanto, apresentaremos, três definições que podemos considerar como adequadas:

  • A da ASA – American Society for Autism (Associação Americana de Autismo);
  • A da Organização Mundial de Saúde, contida na CID-10 (10a. Classificação Internacional de Doenças), de 1991);
  • A do DSM-IV - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios Mentais), da Associação Americana da Psiquiatria.
A síndrome do autismo pode ser encontrada em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar nenhuma causa psicológica, ou no meio ambiente destas pessoas que possa causar o transtorno. Os sintomas, causados por disfunções físicas do cérebro, podem ser verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo, estas características são: Distúrbios no ritmo de aparecimento de habilidades físicas, sociais e lingüísticas; Reações anormais às sensações, ainda são observadas alterações na visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo; Fala ou linguagem ausentes ou atrasados. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não.

Ritmo imaturo da fala, restrita de compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado; Relacionamento anormal com os objetos, eventos e pessoas. Respostas não apropriada a adultos ou crianças. Uso inadequado de objetos e brinquedos.

Para um diagnóstico clínico preciso do Transtorno Autista, a criança deve ser bem examinada, tanto fisicamente quanto psico-neurologicamente. A avaliação deve incluir entrevistas com os pais e outros parentes interessados, observação e exame psico-mental e, algumas vezes, de exames complementares para doenças genéticas e ou hereditárias.

No início do século XX, a questão educacional passou a ser abordada, porém, ainda é muito contaminada pelo estigma do julgamento social. Nos dias de hoje, entre todas as situações da vida de uma pessoa com necessidades especiais, uma das mais críticas é a sua entrada e permanência na escola. Ainda hoje, embora mais sutil, pratica-se a "eliminação" de crianças deficientes do ambiente escolar. Por tudo isso os professores agora estão sendo preparados para adaptar a criança com necessidades especiais para prolongar a sua permanência na escola dita normal.

Hoje, não se pensa mais no autismo como algo incurável e já é impossível se falar de atendimento à criança especial sem considerar o ponto de vista pedagógico. Essas crianças necessitam de instruções claras, precisas e o programa devem ser essencialmente funcionais, quer dizer, ligado diretamente ao portador da síndrome.

Abordar este tema é de fundamental importância e o maior desempenho depende da motivação em mostrar que essas crianças podem se relacionar com a sociedade. Do autismo em escolas normais e não a sua segregação ou isolamento em escolas especializadas. Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do pedagogo na Educação da criança autista. Como disse o professor Marcelo Bezerra da Silva, "é de extrema importância retirar o autismo do gueto e trazer para a luz de discussões as dificuldades enfrentadas por crianças e famílias inteiras. Inserir o tema de maneira consistente para que os pedagogos possam ajudar a sanar o preconceito e a melhorar o desenvolvimento e a qualidade de vida dessas crianças".

São inúmeras as crianças que já estão recebendo atendimento especializado promovido pelas Associações de Pais e Amigos – ABRA (Associação Brasileira de Autismo) ASTECA (Associação Terapêutica Educacional para Crianças Autistas) e AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista). Todas essas associações ajudam o professor a trabalhar na sala de aula regular dando o apoio pedagógico necessário. Existem muitas coisas que podem ser feitas pelo autista. A principal é acreditar que ele tem potencial para aprender. Também é preciso saber que ele enxerga o mundo de uma forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo. Alguns autistas, raros, conseguem se formar, constituir família e ter uma vida profissional normal. Há pessoas autistas que nunca suspeitaram que o fosse. Por outro lado, devido a sua grande dificuldade em se comunicar, eles muitas vezes têm um desempenho fraco na escola.

Nos casos mais graves, devido à desinformação dos adultos, pais e profissionais da Medicina e da Educação, a criança autista fica condenada a viver em um mundo que não consegue compreender. Nesses casos, podem crescer frustrados e responder ao mundo com gritos e com agressões; muitas vezes, se auto-agridem, machucam-se, para descarregar sua frustração em não ser compreendido, por isso é melhor identificar o mais cedo possível que a criança é autista. O papel do professor na pré-escola é fundamental. É a partir desse diagnóstico que é preciso montar uma estratégia educacional para superar as dificuldades da criança de forma que ela possa se integrar e fazer como está acontecendo. Desta forma, pretendemos investigar qual é o papel da pedagogia na escolarização da criança autista.

HISTÓRICO DA SÍNDROME DO AUTISMO

Em 1867, Henry Maudsley foi o primeiro psiquiatra há ter interesse por crianças com distúrbios mentais graves, descobrindo várias delas dentre elas, o Autismo. Já no século XX, de Santis introduz o termo Demetria Precocíssima, onde aparecem casos de início muito precoce.

O autismo em 1943, caracterizado por Leo Kanner tornou-se razão um dos desvios comportamentais mais estudados, debatidos e disputados, que teve o mérito de identificar a diferença do comportamento esquizofrênico e do autismo. Até hoje, sua descrição clínica é utilizada da mesma forma, que foi chamado de Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo – Síndrome Única. Na década de 70, houve a proliferação dos critérios diagnósticos.

Em 1983, as Síndromes de Asperger e Rett foram reconhecidas e deixaram de ser consideradas autismo, a Associação Americana de Psiquiatria cria o termo Distúrbio Abrangente do desenvolvimento e em 1987, o autismo deixa de ser uma psicose infantil. Hoje, o estudo está voltado para o aprofundamento real do que é o autismo, adaptação das crianças especiais em escolas de ensino regular e trabalhar também a afetividade das famílias dos mesmos.

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

A avaliação do autismo deve ser fundamentalmente ideográfica, pois não se trata de descobrir e analisar as características de comportamento individual em interação com um determinado ambiente.

Entre os vários instrumentos que podem auxiliar neste aspecto, destaca-se o Programa da Escala Portage do Desenvolvimento (David Sherer 1969), que permite a avaliação nas áreas de linguagem, cognição, cuidados próprios, socialização e motora, fornecendo a idade de desenvolvimento em cada uma destas áreas e uma idade de desenvolvimento geral. (Gauderer, 1993 pág. 82).

Os Currículos do programa foram assim organizados:

  • Maior precisão de responsabilidades, não dando lugar a improvisações.
  • Maior eficácia na hora de eliminar ou trocar condutas inadequadas.
  • Oportunidade para observar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
  • Diminuição de aspectos pouco mensuráveis.
  • Contribuição à avaliação da aprendizagem do aluno.
  • Maior facilidade para relacionar a aprendizagem do aluno com os objetivos previstos no currículo.

Nas últimas décadas, acumulou-se uma quantidade considerável de experiências em técnicas para o ensino de crianças autistas, desenvolvidas por educadores de vários países.

A maioria delas aponta para os seguintes objetivos gerais de educação:

  • Prevenir ou reduzir deficiências secundárias.
  • Descobrir métodos para recuperar deficiências primárias.
  • Descobrir métodos para recuperar deficiências primárias e descobrir formas para ajudar a criança a desenvolver funções relacionadas às deficiências primárias.
As crianças com autismo, regra geral, apresentam dificuldades em aprender a utilizar corretamente as palavras, mas se obtiverem um programa intenso de aulas haverá mudanças positivas nas habilidades de linguagem, motoras, interação social e aprendizagem é um trabalho árduo precisa muita dedicação e paciência da família e também dos professores. É vital que pessoas afetadas pelo autismo tenham acesso a informação confiável sobre os métodos educacionais que possam resolver suas necessidades individuais.

A escola tem o seu papel no nível da educação. São elaboradas estratégias para que estes alunos consigam desenvolver capacidades de poderem se integrar com as outras crianças ditas "normais". Porém, a família tem também um papel crucial, porque são os que têm mais experiência em lidar com as crianças, principalmente, porque as crianças autistas necessitam de atenção redobrada, durante 24 horas. Muitas vezes, a profissão e o horário cotidiano não facilitam, mas é importante dispensar algumas horas para que as crianças possam se sentir queridas e mostrar o que aprenderam. Os pais podem encorajar a criança a comunicar espontaneamente, criando situações que provoquem a necessidade de comunicação. Não se deve antecipar tudo o que a criança precisa, deve - se criar momentos para que ela sinta a necessidade de pedir aquilo que precisa.

Na realidade, os problemas encontrados na definição de autismo, refletem-se na dificuldade para a construção de instrumentos precisos e adequados para um processo de avaliação e condutas. Devem-se considerar as severas deficiências de interação, comunicação e linguagem e as alterações da atenção e do comportamento que podem apresentar estas crianças, a sua programação psicopedagógica a ser traçada precisa está centrada em suas necessidades, tem que observar esse aluno para, se possível, quais canais de comunicação se incapacitavam.

PROPOSTAS EDUCACIONAIS PARA O AUTISTA

É fundamental a preparação do pedagogo através de um programa adequado de diagnose e avaliação dos resultados globais no processo de aprendizagem, já que a criança especial se caracteriza pela falta de uniformidade no seu rendimento, levando-se em consideração o nível de desenvolvimento da aprendizagem que geralmente é lenta e gradativa.

Portanto, caberá ao professor adequar o seu sistema de comunicação a cada aluno, respectivamente. Antes de chegar à sala de aula, o aluno é avaliado pela supervisão técnica, para colocá-lo num grupo adequado, considerando a sua idade cronológica, desenvolvimento e nível de comportamento. As turmas são formadas por três (03) a cinco (05) alunos, no máximo, sob a responsabilidade da professora, e um auxiliar que é de grande precisão, para haver um funcionamento no ensino regular, é dada atenção especial à sensibilização dos alunos e dos envolvidos para saberem quem são e como se comportam esses alunos portadores de necessidades especiais.

Com todo esse processo, a criança pode reagir violentamente quando submetida ao excesso de pressão e diante disso, é preciso levar em conta, se o programa está sendo positivo, se precisa haver outras mudanças, algo que não prejudique a ambos.

O professor precisará ter uma postura que não seja agressiva, muita paciência, transmitindo segurança e controle da situação, e, acima de tudo, muito amor pelo que está fazendo.

A importância do ensino estruturado é ressaltada por Eric Schopler (Gauderer, 1993), no método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Deficiências relacionadas à Comunicação).

Com certeza, é bom ter em mente que, normalmente, as crianças à medida que vão se desenvolvendo, vão aprendendo a estruturar seu ambiente, enquanto que as crianças autistas e com distúrbios do desenvolvimento, necessitam de uma estrutura externa para aperfeiçoar uma situação de aprendizagem.
Atualmente, já é impossível se falar de atendimento ao autista sem considerar o ponto de vista pedagógico. Cada vez mais, valoriza-se a potencialidade e não a incapacidade de seres humanos. Com isto, a sociedade como um todo só pode beneficiar-se.

Observam-se progressos inesperados em outras áreas, como por exemplo, a participação voluntária de alunos normais na confecção de programas de tratamento do aluno especial que por si só já é positivo. Além disso, se observou numa melhora na auto-imagem e na auto-estima das crianças voluntárias envolvidas.

OS MÉTODOS DE ENSINO PARA A ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO AUTISTA

Um dos métodos de ensino mais utilizados no Brasil é o TEACCH que foi desenvolvido no início de 1970 pelo Dr. Eric Schopler e colaboradores, na Universidade da Carolina do Norte e hoje está se tornando conhecido no mundo inteiro. Em primeiro lugar o TEACCH não é uma abordagem única é um projeto que tenta responder às necessidades do autista usando as melhores abordagens e métodos disponíveis. Os serviços oferecem desde o diagnóstico e aconselhamento precoce d pais e profissionais até Centros Comunitários para adultos com todas as Etapas Intermediárias: Avaliação Psicológica, Salas de Aulas e Programas para Professores. Toda Instituição que utiliza o TEACCH tem todo esse apoio.

Os propósitos do método, segundo Gary Mesibov, Diretor da divisão TEACCH são:

  • Habilitar pessoas portadoras de autismo a se comportar de forma tão funcional e independente quanto possível;
  • Promover atendimento adequado para os portadores de autismo e suas famílias e para aqueles que vivem com eles;
  • Gerar conhecimentos clínicos teóricos e práticos sobre autismo e disseminar informações relevantes através do treinamento e publicações.
Existem poucos projetos no mundo que podem alegar trinta anos de experiência com pessoas autistas. O TEACCH se mantém evoluindo, desafiando os diagnósticos negativos dos médicos ao dizerem que a criança não evolui, adicionando nova descobertas de pesquisa. Só que só são utilizadas somente a técnicas que foram comprovadas em ampla escala, porque o método não trabalha com uma técnica isolada. Não iremos encontrar ninguém dizendo que irá "curar" o autismo.

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
Segundo a pesquisa realizada, verificou-se que hoje as Escolas Regulares no Município de Porto Velho estão aceitando com mais dedicação às crianças com diagnóstico de autismo, porque os professores estão se aperfeiçoando e tendo mais didática para trabalhar com elas e com a estimulação elas aprendem com mais facilidade, e o apoio da equipe pedagógica que é de fundamental importância, claro que encontramos algumas instituições que possuem resistência, mas o trabalho em equipe tem surtido efeito e com o auxílio também da AMA na prática pedagógica ensinando a trabalhar com o TEACCH (Método dos Cartões). É fundamental que os professores tenham conhecimento de Psicologia do Desenvolvimento e aprendizagem e que sejam orientados para uma atuação adequada nos graves distúrbios de comportamento que apresentam essas crianças. Em primeiro lugar, pelo fato de o problema ter deixado de ser considerado apenas do ponto de vista médico e terapêutico o pedagógico também faz parte da Equipe Multidisciplinar qualquer que seja o nível de funcionamento das crianças tem se valorizado por uma educação escolar mais estruturada. Com isso as crianças menos comprometidas têm se tornado mais sociável, usando construtivamente as habilidades aprendidas, apesar da persistência de alguns sintomas. Fazem-se necessárias classes especiais de verdade, com metodologia própria para as necessidades de cada aluno especial.
O Diagnóstico é apenas o primeiro desafio que o Brasil está começando a utilizar e está dando um novo olhar para educação dessa década. E sabemos que o progresso do autista depende muito também da participação da família. Um dos principais objetivos é esse, a família e o trabalho na escola é a interação de ambos para estimular a criança, onde alcança total progresso e é dessa forma que as escolas estão realizando o seu trabalho.
Concluindo, o trabalho com a criança autista impõe, ao profissional, desafios contundentes, dentre os quais, o de lidar com a questão do tempo e a sua articulação com a emergência do sujeito. O trabalho clínico demanda do profissional, em primeiro lugar, uma tolerância com respeito à temporalidade singular que caracteriza o mundo destas crianças. Quando existe informação a reação é oposta, a família ajuda e a Escola ajuda ao autista, todos trabalhando juntos chegam a um trabalho singular, pois todo autista é único. Sabemos que o tratamento não esgota o problema porque não é doença, então não tem cura, é a partir dele que se começa um trabalho que irá ser para vida toda. Nas fases da vida do autista vai passar vários profissionais, vários educadores e de cada um, uma experiência. Esperamos que esta pesquisa contribua para que os professores desenvolvam seu trabalho na sala de aula com a criança autista.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BEREOHFF, A. M. P. Autismo, uma visão multidisciplinar. São Paulo, GEPARI, 1991.

_________________.Autismo, uma história de conquista: IN: Brasil Ministério da Educação e do Desporto. SEE. Tendências e desafios na educação especial – Brasília – 1994.

BENEZON, R.O. O Autismo, a família, e a instituição - RS Enelivros -1987.

CARDOSO, Antônio Francisco Maganhoto, Educação e retardo mental. 4ª ed. SP, Editora: Manole, 1995.

GAUDERER, E. C. Autismo- década de 80 – SP – Savier, 1993.

_______________Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: uma atualização para os que atuam na área: do especialista aos pais- 1990.

JERUSALINSKY, A. – Psicanálise do Autismo –Porto Alegre – Artes Médicas, 1984.

LEBOYER, M. –Autismo Infantil –SP, Papirus-1987.

SCHWARTZMAN, J. S. –Autismo Infantil –Brasília - Corde, 1994.

___________________.Síndrome de Asperger: temas sobre desenvolvimento. Vol. 1, nº2, 1991.

FONTE:
http://www.webartigos.com
Tweet
Title : O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA
Description : INTRODUÇÃO Ao abordar o aspecto educativo de indivíduos portadores da Síndrome de Autismo, faz-se necessário, uma retrospectiva históric...
Rating : 5

15 Comentarios "O PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO DO AUTISTA"

  1. Sandra Kelly Alcantara24 de fevereiro de 2012 às 16:05

    Oi, trabalho com uma criança com autismo e realmente sinto que estou mais aprendendo do que ensinando, essas crianças são especiais. Confesso que no começo me sentia meio que impotente pelo fato do tempo de adaptação, mas me envolvi de tal forma que faz parte de mim, e agora aprendi a respeitar o seu tempo e sinto melhoras a cada dia que passa.
    Continue colocando suas sugestões você nem imagina como nos ajuda.
    Obrigada.
    Sandra Kelly Alcantara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo29 de julho de 2014 às 10:30

      Sandra, me encontro na mesma situação. Se quiser trocar experiência, me adc no Face. Beijos. Lidiane Helena Marques.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
  2. Anônimo30 de março de 2013 às 06:22

    Ola tudo bem trabalho com alunos autista adorei seu blog e preciso de algumas atividades , obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  3. Unknown20 de maio de 2013 às 13:51

    Se possível... gostaria que você postasse atividades para trabalhar com criança autista de 4 anos.
    Ele chora muito e resiste as propostas aprsentadas. Estou meio perdida..você pode me ajudar.

    Professora aprendente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  4. Anônimo9 de agosto de 2013 às 13:37

    ola... sou mãe de um garoto de 4 anos portador de Asperger e. é uma pena que nem todos tenham a dedicação de vocês parabéns pela página e à todos que... assim como eu, aqui procuram um caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  5. Anônimo19 de fevereiro de 2014 às 12:34

    Estou trabalhando com um menino de 10 anos, ele é autista e imperativo....tem sido um desafio para mim...mais suas postagens tem ajudado muito..Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  6. Ana4 de março de 2014 às 18:06

    Olá trabalho com um aluno autista de 10 anos e estou pesquisando tudo que posso para ajuda lo e tbm a sua família. Ele é muito esperto e tenho certeza que posso fazer um trabalho excelente com ele. Pode postar atividades para que possa trabalhar com o meu menino? Estou adorando o blog.

    Professora estagiaria

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  7. Unknown9 de março de 2014 às 13:06

    Anônimo disse...
    Gostei do seu blog é muito interessante para todos que estão trabalhando na área da educação.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  8. Unknown9 de março de 2014 às 13:13

    Anônimo disse...
    Gostei do seu blog é muito interessante para todos que estão trabalhando na área da educação.Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  9. Anônimo2 de abril de 2014 às 14:08

    adenice
    gostei do seu blog.gostaria de sujeitoções de atividades pra trabalhar com crianças autistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  10. Anônimo31 de maio de 2014 às 18:09

    adorei o seu blog, será de muito utilidade as informações publicadas. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  11. Anônimo21 de abril de 2015 às 13:17

    oi, estou tendo minha primeira experiência com aluno autista. confesso que ainda me encontro com muita dificuldade, pois é em uma turma de maternal, porém estou encantada com a criança. Necessito de sugestões de atividades, estou com esse aluno há 2 meses e ainda não recebi nenhuma orientação, nem da escola e nem dos órgãos superiores. Dalva Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  12. Rosana21 de abril de 2015 às 19:50

    Olá! Tenho dos sobrinhos autista, um com 13 e outro com 5 anos, pois minha irmã está desesperada com a atitude do mais velho...vou ser objetiva, desculpe o comentário, mas é necessário: Ele vai para a escola de ônibus que a Prefeitura de Curitiba concede para estudante infantil de diversas escolas, e as professoras que acompanham ele disse para a minha irmã que ele está "se masturbando" no ônibus, e por este motivo ele não mais poderia continuar a usufruir do transporte...e minha irmã mandou confeccionar um macacão para ele para dificultar tal gesto...e mesmo assim ele persiste...SOCORRO o que fazer, e a quem recorrer? Minha irmã é bem simples e não tem um posicionamento perante esta situação, eu não estou próximo a ela...pois moro em outro Estado...Poderia contar com vossa ajuda para auxiliá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
      Responder
  13. Rosana21 de abril de 2015 às 19:52

    Olá! Tenho dos sobrinhos autista, um com 13 e outro com 5 anos, pois minha irmã está desesperada com a atitude do mais velho...vou ser objetiva, desculpe o comentário, mas é necessário: Ele vai para a escola de ônibus que a Prefeitura de Curitiba-Pr concede para estudante infantil de diversas escolas, e as professoras que acompanham ele disse para a minha irmã que ele está "se masturbando" no ônibus, e por este motivo ele não mais poderia continuar a usufruir do transporte...e minha irmã mandou confeccionar um macacão para ele para dificultar tal gesto...e mesmo assim ele persiste...SOCORRO o que fazer, e a quem recorrer? Minha irmã é bem simples e não tem um posicionamento perante esta situação, eu não estou próximo a ela...pois moro em outro Estado...Poderia contar com vossa ajuda para auxiliá-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo11 de julho de 2015 às 14:48

      Oi Rosana. Cada autista é diferente. Mas aqui na escola que trabalho o menino autista tenta fazer a mesma coisa. Eu faço assim: tento chamar a atenção dele pra outra coisa que ele goste, mas tem que ser algo que ele pegue, pois a finalidade é manter as mãos ocupadas. Se é só no ônibus tem que ver o que na escola o mantem ocupado, pois pode funcionar no caminho da escola. É uma tentativa. Abraços.

      Excluir
      Respostas
        Responder
    2. Responder
Adicionar comentário
Carregar mais...

Comenta vai... Assim você me incentiva!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)
ALFABETIZAÇÃO FOLCLORE NATAL ATIVIDADES PÁSCOA DIA DOS PAIS MATEMÁTICA CONCEITOS MATEMÁTICOS PLANOS DE AULA ATIVIDADES 1º AO 5º ANOS ALFABETOS FESTA JUNINA DIA DAS MÃES MOLDES INTERESSANTES CALENDÁRIOS MEIO AMBIENTE ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS VOLTA AS AULAS CARNAVAL COORDENAÇÃO MOTORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA PORTUGUÊS PROJETOS CONSCIÊNCIA NEGRA DESENHOS PARA COLORIR PRIMAVERA SERES VIVOS ATIVIDADES CIRCO ATIVIDADES SOBRE A CASA DIA DO CIRCO INCLUSÃO MOLDES ORIENTAÇÕES AOS PAIS CAPAS PARA CADERNO DIA DO ÍNDIO JOGOS NORMAS DE CONVIVÊNCIA PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO ATIVIDADES COM SUCATA AVALIAÇÕES DIA DA CRIANÇA DIA DO ESTUDANTE DIA DO LIVRO DIA DO TRABALHO ESQUEMA CORPORAL PLANEJAMENTO Dificuldades Ortográficas Atividades ENSINO RELIGIOSO PÁSCOA ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO IDENTIDADE INGLÊS JOGOS DE COLORIR BÍBLICOS MÚSICAS OS SENTIDOS feira literária escolar AUTISMO Atividades de Letramento Atividades: Letramento Atividades: Linguagem Escrita BRINQUEDOS DE PAPEL COMO ALFABETIZAR COPA DO MUNDO DIA DA MULHER DIA DA ÁGUA DINÂMICAS DISCRIMINAÇÃO VISUAL HIPÓTESES DA ESCRITA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL MATERNAL PROVAS AGRESSIVIDADE INFANTIL ANIMAIS ATIVIDADES SOBRE FAMÍLIA Alfabetização 2º Ano CAÇA PALAVRAS CIÊNCIAS COISAS DE E.V.A DIA DO SOLDADO DICAS PARA BLOGUEIRAS Datas Comemorativas: Páscoa EXPERIÊNCIAS INDISCIPLINA LEGISLAÇÃO NUMERAIS Organização da sala de aula PONTILHADOS E TRACEJADOS TEXTOS INTERESSANTES ARTE COM CD USADO ATIVIDADES SOBRE A ÁGUA Atividades Com Alfabetos CALENDÁRIOS 2014 CRECHE DIA DA ESCOLA ESTAÇOES DO ANO JOGO DA MEMÓRIA MONTEIRO LOBATO Natureza e Sociedade Texto: Alfabetização VINÍCIUS DE MORAES atividades educação infantil para pais recicláveis ATIVIDADES PARA O 3° ANO Atividades Com Parlendas CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DIA INTERNACIONAL DA MULHER DOBRADURAS JOGOS E BRINCADEIRAS LIBRAS MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE TRANSPORTES MENSAGEM ORTOGRAFIA Palavras Cruzadas SEMANA DO TRÂNSITO SMILINGUIDO TABUADA Texto: Letramento Vogais Cursivas 5º ANO ARTE COM GARRAFA PET ARTES ARTESANATO ATIVIDADES DE LÓGICA E CONCEITOS ATIVIDADES SOBRE A ESCOLA Adivinhações Alfabeto de Trenzinho Ambiente Alfabetizador Atividades Com Vogais Atividades Com a Letra B Atividades Com a Letra C Atividades Com a Letra D Atividades Com a Letra F Atividades de Sequência Numérica Atividades de Vogal e Consoante Atividades do Dia Do Índio Atividades: Ordem Alfabética CADERNOS DE ATIVIDADES CALIGRAFIA CORES CORPO HUMANO CURSOS ONLIINE DECOUPAGE DIA DA INDEPENDÊNCIA DIA DA ÁRVORE DIA E NOITE ATIVIDADES Dia das Crianças Ditado Recortado Ditado Silábico Educação Infantil Escola Estações do Ano FIGURAS GEOMÉTRICAS FORMAÇÃO HUMANA Grupos de Palavras: Sílaba Simples HIGIENE CORPORAL Higiene História Dona Baratinha e Atividades INTERPRETAÇÃO DE TEXTO JOGOS DE AÇÃO JOGOS DE COLORIR JOGOS DE COLORIR PARA MENINAS JOGOS DE RACIOCÍNIO LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA Letras Inciais Letras Inciais dos Nomes MORADIAS Mensagens NASCIMENTO DE JESUS Outono PRODUÇÃO DE TEXTO PROJETO ABC DAS FLORES PÁSCOA - SENTIDO DA PÁSCOA REGRAS E COMBINADOS SAÚDE Sequência Temporal TEXTOS TRABALHANDO AS DIFERENÇAS TURMA DA MÔNICA Texto: Parlendas Trabalhando Com Nome Próprio VOGAIS circo proclamação da republica trânsito
RECEBA POSTAGENS NO EMAIL

Digite seu Email:

Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clicar no link para confirmar sua inscrição.
Desenvolvido por Patricia Fernanda. Tecnologia do Blogger.

Cursos

  • CURSO DE SAÚDE EMOCIONAL DO EDUCADOR
  • CURSO DE PSICOPEDAGOGIA
  • CURSO DE PLANEJAMENTO DE ENSINO
  • CURSO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
  • CURSO DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
  • CURSO DE BULLYNG
  • CURSO DE RECREAÇÃO
  • CURSO DE ALFABETIZAÇÃO
  • CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
  • CURSO DE ESCRITA E REDAÇÃO
  • CURSO DE GESTÃO ESCOLAR
  • CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  • CURSO DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
  • CURSO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
  • GANHE DINHEIRO COM CURSOS EM SEU BLOG

Seguidores

.

CURSOS

CURSOS

Popular

  • SUGESTÃO DE 23 MÚSICAS PARA FESTA JUNINA. QUADRILHA
    01. Alegria No Arraiá 02. Antonio, Pedro e José 03. Cai, Cai Balão 04. Capelinha De Melão 05. Chegou a Hora da Fogueira 06. Chora Vio...
  • MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
    MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
        Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...  E agora? Como fazer o plano de aula? Planejar é a...
  • TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ATIVIDADES PARA O 3º ANO
    TRABALHAR COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO. ATIVIDADES PARA O 3º ANO
    Conteúdo das imagens: texto divertido sobre pontuação, texto a grande corrida e ...
  • 120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    Atividades do 4º ano antiga 3º série, atividades variadas para o 4º ano, coletânea de atividades para o 4º ano, atividades pronta...
  • SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
    SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
      Fiz uma coletânea de músicas e mensagens na net para o dia das mães, coloquei tudo junto num; são músicas com o tema mãe e mais 2 me...
  • 30 DESENHOS DE PAPAI NOEL PARA COLORIR
    30 DESENHOS DE PAPAI NOEL PARA COLORIR
        Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Di...
  • PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    Cadastre-se e Receba as Postagen...
  • MODELOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. PINTURA DIRIGIDA, TRABALHANDO COM CORES
    MODELOS DE ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL. PINTURA DIRIGIDA, TRABALHANDO COM CORES
    Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao receber o 1º email do feedburner você precisa clica...
  • LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
    LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao rec...
  • ATIVIDADES PORTUGUES 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
    ATIVIDADES PORTUGUES 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao receber o 1º email do feedburner você p...

POPULAR POSTS

  • CARTELA DE VENDA DE VOTOS - RAINHA DA PIPOCA E REI DO AMENDOIM - RIFA
      Oi Amados Ando sumida não é mesmo? Mas estou as vésperas da defesa de meu TCC  da pós graduação, não está sobrando muito tempo para...
  • COROA DE REI PARA RECORTAR E MONTAR
  • Como Fazer Uma Maquete. Trabalho Escolar
    Para fazer uma maquete você precisa pensar no tema e em quais materiais você vai utilizar, ela pode ser feita ecologicamente correta u...
  • MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO
        Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...  E agora? Como fazer o plano de aula? Planejar é a...
  • PRIMAVERA. 36 DESENHOS DE FLORES PARA COLORIR E PINTAR
    Cadastre-se e Receba as Postagen...
  • LEMBRANCINHAS DIA DA CRIANÇA
      Cadastre-se e Receba as Postagens por Email Digite seu Email: Ao rec...
  • MOLDES PARA FAZER CASAS DE PAPEL. IMPRIMIR, RECORTAR E MONTAR
     Estas casas são estampadas se você deseja molde para casa em preto e branco clique aqui .   Cadastre-se e Receba as Postagens por Em...
  • 120 ATIVIDADES PARA O 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS, GEOGRAFIA.
    Atividades do 4º ano antiga 3º série, atividades variadas para o 4º ano, coletânea de atividades para o 4º ano, atividades pronta...
  • SUGESTÃO DE 10 MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES
      Fiz uma coletânea de músicas e mensagens na net para o dia das mães, coloquei tudo junto num; são músicas com o tema mãe e mais 2 me...
  • BRINQUEDOS E ATIVIDADES COM SUCATA
    Mês do meio ambiente é bem propício para falar sobre reciclagem e reutilização de materiais, como forma de nutrir e gerar atitudes positivas...

Política de Privacidade

  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Back to top!
Copyright 2014 "Pesquisa Escolar" - All Rights Reserved